ALCANCE OS MELHORES RESULTADOS

ALCANCE OS MELHORES RESULTADOS

Consultoria Portfolios Consultoria Portfolios
Selecione a categoria
  • Selecione a categoria
  • Administração
    • Portfólio Como alinhar sua empresa com o ritmo de crescimento do mercado – Adm
    • Portfólio O caso da Le Charme Porcelanas
    • Portfólio Racismo e violência numa rede de varejo – Adm
    • Projeto de Extensão – Administração
    • Projeto de extensão I – Administração Pública
    • Projeto de extensão II – Administração
  • Agronegócio
    • Projeto de extensão II – Agronegócio
  • Agronomia
    • Portfólio A cultura do feijão (Phaseolus vulgaris) – Agronomia
    • Portfólio Manejo do solo para cultivo de Goiaba – Agronomia
    • Portfólio Manejo para produção de Uvas de clima temperado no Brasil – Agronomia
    • Portfólio Os sistemas agroflorestais – Agronomia
    • Portfólio Projeto de extensão I – Agronomia
  • Áreas de TI
    • Portfólio CST – A empresa DELTA
    • Portfólio Projeto de extensão I – Análise e desenvolvimento de sistemas
    • Portfólio Projeto de extensão I – Redes de computadores
    • Projeto de extensão I – Desenvolvimento Back-End
    • Projeto de extensão II – Análise e desenvolvimento de sistemas
    • Projeto Integrado – Ideia de uma aplicação inovadora
    • Projeto Integrado É bolha ou ressaca
    • Projeto integrado Inovação Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Desenvolvimento de um Sistema de Gerenciamento de Estoque
    • Projeto Integrado Uma parte fundamental de um computador é o processador – TI
  • Arquitetura e Urbanismo
    • Portfólio Projeto de extensão I – Arquitetura e Urbanismo
  • Biomedicina
    • Portfólio Infecções sexualmente transmissíveis
    • Projeto de extensão I – Biomedicina
  • Cibersegurança
    • Projeto de Extensão I – Cibersegurança
    • Projeto de extensão II Cibersegurança
    • Projeto integrado Síntese – Cibersegurança
  • Ciência da Computação
    • Portfólio Projeto de extensão II – Ciência da Computação
  • Ciência de dados
    • Projeto de extensão II – Ciência de dados
  • Ciências Biológicas
    • Projeto de extensão I – Ciências Biológicas
  • Ciências Contábeis
    • Estágio Ciências Contábeis – A Indústria Recomeço e Indústria Esperança
    • Portfólio Caso O município de Pato Roxo
    • Portfólio Grupo Econômico SOLUNAR – Ciências Contábeis
    • Portfólio Racismo e violência numa rede de varejo
    • Projeto de Extensão – Ciências Contábeis
    • Projeto de Extensão II – Ciências Contábeis
    • Relatório de Estágio Supervisionado – Ciências Contábeis
  • Ciências Econômicas
    • Portfólio Plante Bem
    • Portfólio Soft Milho – Ciências Econômicas
    • Projeto de extensão I – Ciências Econômicas
  • Coaching e desenvolvimento humano
    • Portfólio Projeto de extensão I – Coaching e desenvolvimento humano
    • Projeto de extensão II – Coaching e Desenvolvimento Humano
  • Comércio Exterior
    • Portfólio Projeto de extensão I – Comércio Exterior
    • Projeto de extensão II – Comércio exterior
  • Computação em nuvem
    • Projeto de extensão II – Computação em nuvem
  • Criminologia
    • Portfólio Projeto de extensão – Criminologia
    • Projeto de extensão II – Criminologia
  • Criptomoedas e Finanças na era digital
    • Portfólio Possibilidade de Diversificação de Investimentos
    • Portfólio Projeto de Extensão I – Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital
  • Design de Interiores
    • Projeto de extensão II – Design de Interiores
  • Design de Moda
    • Projeto de extensão I – Design de Moda
    • Projeto de extensão II – Design de Moda
    • Projeto Integrado Síntese Design de moda
  • Design Gráfico
    • Projeto de Extensão I – Design Gráfico
    • Projeto de extensão II – Design Gráfico
  • Direito
    • Projeto de extensão I – Direito
    • Projeto de extensão II – Direito
    • Projeto de extensão IV – Direito
  • Educação Física
    • Portfólio A expressão corporal e a dança
    • Portfólio Conteúdos de ensino na escola Pensando a Educação Física – EF
    • Portfólio Individual Projeto de extensão – Educação Física
    • Portfólio O conhecimento a cerca da intervenção profissional em Educação Física
    • Projeto de extensão – Formação Pedagógica em Educação Física
  • Empreendedorismo
    • Portfólio Quais são as tendências de negócios para 2022 – Empreendedorismo
    • Projeto de extensão I – Empreendedorismo e novos negócios
    • Projeto integrado – Empreendedorismo e Novos negócios
  • Enfermagem
    • Portfólio H1N1
    • Portfólio Infecção de ferida cirúrgica por microrganismos resistentes e a prática profissional
    • Projeto de extensão I – Enfermagem
    • Projeto de extensão II – Enfermagem
  • Engenharias
    • Engenharia Ambiental e Sanitária
    • Portfólio Ampliação da Escola Municipal Marechal Alberto – Engenharia
    • Portfólio Indústria Rocket Wings Co – Engenharia
    • Portfólio Projeto de extensão I – Engenharia Civil
    • Projeto de extensão I – Engenharia de controle e automação
    • Projeto de extensão I – Engenharia de Produção
    • Projeto de extensão I – Engenharia de Software
    • Projeto de extensão I – Engenharia Elétrica
    • Projeto de extensão I – Engenharia Mecânica
    • Projeto de extensão II – Engenharia Civil
    • Projeto de Extensão II – Engenharia de Produção
    • Projeto de Extensão II – Engenharia Elétrica
    • Roteiro Aula Prática Redes e Sistemas Distribuídos – Engenharia
  • Farmácia
    • Portfólio Desenvolvimento de um novo medicamento para tratamento da tuberculose – Farmácia
    • Projeto de extensão – Farmácia
    • Projeto de extensão II – Farmácia
  • Filosofia
    • Portfólio Emancipação da humanidade
    • Projeto de extensão I – Filosofia
  • Fisioterapia
    • Portfólio Lesão por esforço repetitivo em atleta de elite
    • Projeto de extensão I – Fisioterapia
    • Projeto de extensão II – Fisioterapia
  • Fotografia
    • Projeto de extensão I – Fotografia
    • Projeto de extensão II – Fotografia
  • Gastronomia
    • Projeto de extensão I – Gastronomia
    • Projeto de extensão II – Gastronomia
  • Geografia
    • Portfólio A importância do INPE para o monitoramento do território brasileiro
    • Portfólio Análise de aulas e Metodologias ativas – Geografia
    • Portfólio Fome no Brasil
    • Portfólio Projeto de extensão I – Geografia
  • Gestão
    • Projeto Integrado I – Gestão
  • Gestão Ambiental
    • Portfólio Projeto de extensão I – Gestão Ambiental
    • Portfólio Recuperação de Área Degradada em Mineração Ilegal – Gestão Ambiental
    • Projeto de extensão II – Gestão Ambiental
    • Projeto Integrado Síntese – Gestão Ambiental
  • Gestão Comercial
    • Portfólio Estratégias organizacionais no varejo
    • Portfólio Projeto de extensão I – Gestão Comercial
    • Projeto de Extensão II – Gestão Comercial
  • Gestão da Produção Industrial
    • Portfólio Fábrica de Chocolates Maravilha Cacau – Gestão da Produção Industrial
    • Portfólio Fabricação de cachaça artesanal
    • Projeto de Extensão – Gestão da Produção Industrial
    • Projeto de Extensão II – Gestão da Produção Industrial
    • Projeto Integrado – Gestão da Produção Industrial
    • Projeto integrado Gestão da Produção Industrial – Solaris Energias Renováveis
  • Gestão da Qualidade
    • Portfólio O pedido foi trocado
    • Portfólio Projeto de extensão I – Gestão da qualidade
    • Projeto de extensão II – Gestão da Qualidade
    • Roteiro de Aula Prática Metrologia e Controle Geométrico
  • Gestão da Tecnologia da informação
    • Projeto de extensão I – Gestão da Tecnologia da informação
  • Gestão de Cooperativas
    • Portfólio Projeto de extensão I – Gestão de Cooperativas
  • Gestão de Produto
    • Portfólio Projeto de extensão I – Gestão de Produto
    • Projeto de Extensão II – Gestão de Produto
  • Gestão de Recursos Humanos
    • Projeto de extensão II – Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão de Saúde Pública
    • Portfólio Programa Previne Brasil e o Indicador Diabetes – Gestão Saúde Pública
    • Portfólio Projeto de extensão I – Gestão da Saúde Pública
    • Projeto de extensão II – Gestão de Saúde Pública
    • Projeto Integrado Gestão de Saúde Pública – “Inovação viável e sustentável na Gestão em Saúde Pública”
    • Projeto Integrado Síntese – Gestão de Saúde Pública
  • Gestão de Segurança Privada
    • Projeto Integrado Inovação – Gestão de Segurança Privada
  • Gestão de Turismo
    • Portfólio Turismo na melhor idade – Gestão de Turismo
    • Projeto de extensão II – Gestão de turismo
  • Gestão Financeira
    • Portfólio Análise de um projeto de expansão e outras alternativas de investimentos – Gestão financeira
    • Projeto de Extensão – Gestão Financeira
    • Projeto de Extensão II – Gestão Financeira
  • Gestão Hospitalar
    • Portfólio Hospital Brasileiro
    • Portfólio O que a pandemia revelou sobre a Atenção Básica do SUS – Gestão Hospitalar
    • Portfólio Projeto de extensão I – Gestão Hospitalar
    • Projeto de extensão II – Gestão Hospitalar
    • Projeto Integrado – Gestão Hospitalar
  • Gestão Portuária
    • Portfólio Projeto de extensão I – Gestão Portuária
    • Projeto Integrado – Gestão Portúaria
  • Gestão Pública
    • Portfólio Os impactos da Pandemia na Gestão Pública e na Economia
    • Projeto de Extensão – Gestão Pública
    • Projeto Integrado Inovação Gestão Pública – Desenvolvimento do pensamento crítico sobre as perspectivas tecnológicas
    • Projeto Integrado Síntese – Gestão Pública
  • História
    • Portfólio historicidade do direito a posse de terras pelos povos originários
    • Portfólio Historiografia e noções de trabalho – História
    • Portfólio Projeto de extensão I – História
  • Inteligência de mercado e análise de dados
    • Portfólio Projeto de extensão I – Inteligência de mercado e análise de dados
    • Projeto de extensão II – Inteligência de mercado e análise de dados
  • Investigação e Perícia Criminal
    • Portfólio Intoxicação por Monóxido de Carbono – Investigação e Perícia Criminal
    • Projeto Integrado Inovação Investigação e Perícia Criminal – Desenvolvimento do pensamento crítico sobre as perspectivas tecnológicas
    • Projeto Integrado Síntese – Investigação e perícia criminal
  • Jornalismo
    • Projeto de Extensão I – Jornalismo
  • Letras
    • Portfólio Projeto de extensão – Letras Português
    • Portfólio Transposição didática de obras machadianas por meio do uso de recursos
    • Projeto de extensão – Formação Pedagógica em Letras Inglês
    • Projeto de extensão I – Letras – Português Inglês
  • Logística
    • Portfólio O mercado de suplementos alimentares e seus desafios logísticos – Logística
    • Projeto de Extensão – Logística
    • Projeto de extensão II – Logística
  • Marketing
    • Projeto de extensão I – Marketing
    • Projeto de extensão I – Publicidade e propaganda – Marketing
  • Marketing Digital
    • Portfólio Aplicativo (App) É dia de feira
    • Portfólio Humanização e engajamento da marca
    • Portfólio Projeto de extensão – Marketing Digital 
    • Portfólio ZUE Porcelanas
    • Projeto Integrado Inovação Marketing Digital – Otimização de um e-commerce com auxílio do Marketing Digital
    • Projeto Integrado Síntese em Marketing Digital  InnovaConselho
  • Matemática
    • Portfólio Aplicações digitais: são sempre confiáveis? – Matemática
    • Portfólio Criando um blog voltado para alunos do Ensino Superior
    • Portfólio Projeto de extensão I – Matemática
    • Projeto de Extensão – Formação Pedagógica em Matemática
    • Projeto de extensão II – Matemática
  • Mediação
    • Projeto de extensão I – Mediação
  • Medicina Veterinária
    • Portfólio Projeto de extensão I – Medicina Veterinária
    • Projeto de extensão II – Medicina Veterinária
  • Negócios Imobiliários
    • Atividade Prática Reclamações no setor imobiliário
    • Portfólio Condomínio Residencial Minerva – Negócios Imobiliários
    • Projeto de Extensão I – Negócios Imobiliários
    • Projeto de extensão II – Negócios Imobiliários
    • Projeto Integrado Inovação II – Negócios Imobiliários “Jardins da (DES)harmonia”
    • Projeto Integrado Negócios Imobiliários
  • Nutrição
    • Portfólio Acidente Vascular Cerebral – Nutrição
    • Portfólio Culinária Funcional – Nutrição
    • Portfólio Saúde coletiva e alimentação saudável – Nutrição
    • Projeto de Extensão – Nutrição
    • Projeto de extensão II – Nutrição
  • Odontologia
    • Portfólio Projeto de extensão – Odontologia
    • Projeto de extensão II – Odontologia
  • Pedagogia
    • Plano de trabalho de estágio cursos de licenciatura Pedagogia – Estágio II anos iniciais do ensino fundamental
    • Portfólio A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental – Pedagogia
    • Portfólio Aprendizagem Baseada em Projetos
    • Portfólio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos – Pedagogia
    • Projeto de extensão – 2ª Licenciatura em Pedagogia
    • Projeto de Extensão I – Pedagogia
    • Projeto de extensão I – Psicopedagogia
  • Podologia
    • Portfólio Projeto de extensão I – Podologia
    • Projeto Integrado – Podologia
    • Projeto integrado Inovação Podologia – As doenças podológicas e a relação com a saúde e qualidade de vida
  • Processos Gerenciais
    • Portfólio Case Turbi
    • Portfólio Projeto de extensão I – Processos Gerenciais
    • Projeto de extensão II – Processos Gerenciais
  • Produção Cervejeira
    • Projeto de extensão I – Produção Cervejeira
  • Psicologia
    • Projeto de extensão I – Psicologia
    • Projeto de extensão II – Psicologia
    • Projeto de Extensão III – Psicologia
  • Química
    • Projeto de extensão I – Química
  • Radiologia
    • Atividade prática Anatomia das imagens – Radiologia
    • Atividade prática Dosimetria das radiações
    • Portfólio O papel do diagnóstico por imagem na COVID-19 – Radiologia
    • Projeto de Extensão – Radiologia
    • Projeto de extensão II – Radiologia
    • Projeto Integrado – Radiologia
    • Projeto Integrado Inovação Radiologia – Acessibilidade no setor de Radiologia: Promovendo a equidade no cuidado a Saúde
    • Roteiro Aula Prática – Exames Radiológicos Especiais
    • Roteiro Aula Prática – Medicina Nuclear e Radioterapia
    • Roteiro Aula Prática – Proteção Radiológica
    • Roteiro Aula Prática – Radiologia Veterinária
    • Roteiro Aula Prática – Ressonância Magnética
  • Recursos Humanos
    • Portfólio Contribuições de uma Consultoria de Recursos Humanos
    • Projeto de extensão – Gestão em Recursos Humanos
  • Redes de computadores
    • Projeto de extensão II – Redes de computadores
    • Projeto Integrado I – Redes de computadores
  • Relações internacionais
    • Projeto de extensão I – Relações internacionais
  • Secretariado
    • Portfólio Projeto de extensão I – Secretariado
    • Projeto de Extensão II – Secretariado
    • Projeto Integrado – Secretariado
    • Projeto Integrado Secretariado – Plano de Ação – A importância da comunicação no contexto empresarial
  • Segurança da informação
    • Projeto de extensão I – Segurança da informação
    • Projeto de extensão II – Segurança da informação
  • Segurança no trabalho
    • Projeto de extensão I – Segurança no trabalho
  • Segurança Privada
    • Projeto de extensão I – Segurança Privada
  • Segurança Pública
    • Portfólio População carcerária brasileira
    • Projeto de extensão I – Segurança Pública
    • Projeto de Extensão II – Segurança Pública
    • Projeto Integrado Síntese – Segurança Pública
  • Sem Categoria
    • Projeto Integrado – Para a estratégia ser eficaz ela precisa estar alinhada com o design do negócio
  • Serviço Social
    • Estágio em Serviço Social I – Caracterização Sócio Institucional
    • Portfólio A implementação de Políticas Públicas
    • Portfólio Crianças e adolescentes e as Políticas Públicas
    • Portfólio Direito à alimentação
    • Projeto de extensão – Serviço Social
    • Projeto de extensão II – Serviço Social
  • Serviços Jurídicos
    • Portfólio Projeto de extensão I – Serviços Jurídicos, Cartorários e notariais
    • Projeto de extensão II – Serviços jurídicos
    • Projeto Integrado Síntese – Serviços jurídicos, cartorários e notariais
  • Sistemas de Informação
    • Projeto de extensão I – Sistemas de Informação
  • Sistemas para internet
    • Projeto de extensão I – Sistemas para internet
  • Sociologia
    • Projeto de extensão I – Sociologia
  • Tecnologia da informação
    • Projeto Integrado – Tecnologia da informação
  • Tecnologia em Gastronomia
    • Portfólio Catering
  • Tecnólogo em Eventos
    • Projeto de extensão I – Eventos
  • Teologia
    • Projeto de extensão I – Teologia
  • Terapias Integrativas e complementares
    • Portfólio Projeto de extensão I – Terapias Integrativas e complementares
    • Projeto Integrado – Terapias Integrativas e Complementares
    • Projeto Integrado Terapias Integrativas e Complementares – Saúde e qualidade de vida: políticas públicas e o autocuidado
Entrar/Registrar
0 Favoritos
1 item / R$49,90
Menu
Consultoria Portfolios Consultoria Portfolios
1 item / R$49,90
  • INÍCIO
  • CATÁLOGO DE PRODUTOS
  • MINHA CONTA
  • CONTATO
“Portfólio Como alinhar sua empresa com o ritmo de crescimento do mercado” foi adicionado ao seu carrinho. Ver carrinho
Click to enlarge
Início Pedagogia Portfólio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos - Pedagogia Portfólio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos
Portfólio Empreendedores: o caso da Le Charme Porcelanas R$49,90
Back to products
Portfólio População carcerária brasileira: possíveis implicações de um cenário caótico R$49,90

Portfólio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos

R$49,90

Portfólio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos. Curso: Pedagogia. Produção Textual Unopar | Anhanguera

Compare
Add to wishlist
Categorias: Pedagogia, Portfólio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos - Pedagogia Tags: formação, integral dos sujeitos, portfolio, projeto, vida
Share:
  • Descrição
  • Avaliações (0)
  • Shipping & Delivery
Descrição

PORTFÓLIO PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS

CURSO: PEDAGOGIA

5º E 6º SEMESTRE

 

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) abordará o protagonismo juvenil no contexto escolar e o tema do trabalho será Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos. Escolhemos este tema para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre e, também, para consolidar a prática como um ambiente de reflexão.

Nesse escopo, destacamos que, no ano de 2016, a Presidência da República instituiu a Medida Provisória nº 746, convertida posteriormente na Lei Federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que trouxe alterações para as diretrizes e bases da educação nacional. Entre as alterações ocorridas, encontra-se a mudança na estrutura do Ensino Médio e a inclusão de trabalho voltado para a construção de propostas de Projeto de Vida para os estudantes nos currículos desta etapa da Educação Básica. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também contempla o Projeto de Vida entre as suas dez competências gerais, que devem ser trabalhadas em todas as etapas da Educação Básica. Diante dessa demanda, as Secretarias Estaduais de Educação iniciaram um processo de reforma curricular, buscando incluir a temática Projeto de Vida nos processos de formação dos estudantes.

Sendo assim, é fundamental que os profissionais da educação atuantes na etapa do Ensino Médio, seja como docentes, coordenadores pedagógicos ou gestores, reflitam sobre o Projeto de Vida, considerado como uma das premissas para a formação integral dos estudantes.

O principal objetivo de trabalhar com o Projeto de Vida com os jovens estudantes é que eles desenvolvam as competências e habilidades necessárias para assumirem o protagonismo de suas vidas e possam tomar decisões no âmbito pessoal, social e profissional com autonomia, consciência e responsabilidade. Nas etapas de desenvolvimento do Projeto de Vida, os estudantes irão adquirir conhecimentos necessários para atuarem no mercado de trabalho, tornarem-se cidadãos responsáveis e éticos, assim como escolherem um estilo de vida sustentável.

De acordo com a BNCC (2018, p. 465), no Ensino Médio, os jovens devem vivenciar experiências que:

  • Favoreçam a atribuição de sentido às aprendizagens, por sua vinculação aos desafios da realidade e pela explicitação dos contextos de produção e circulação de
  • Garantam o protagonismo dos estudantes em sua aprendizagem e o desenvolvimento de suas capacidades de abstração, reflexão, interpretação, proposição e ação, essenciais à sua autonomia pessoal, profissional, intelectual e política.
  • Valorizem os papéis sociais desempenhados pelos jovens, para além de sua condição de estudante, e qualifiquem os processos de construção de suas identidades e de seu projeto de
  • Promovam aprendizagem colaborativa, desenvolvendo, nos estudantes, a capacidade de trabalharem em equipe e aprenderem com seus
  • Estimulem atitudes cooperativas e propositivas para o enfrentamento dos desafios da comunidade, do mundo do trabalho e da sociedade em geral, alicerçadas no conhecimento e na inovação.

Sendo assim, a escola deve ser o lugar em que são oferecidas as condições fundamentais para a formação do estudante como uma pessoa autônoma, capaz de tomar decisões baseadas em conhecimentos e valores, solidária, que se envolva na solução de problemas e reconheça a necessidade de dar sequência aos seus estudos em outras etapas na educação.

Trabalhar com o Projeto de Vida é, também, uma forma de inovar no trabalho pedagógico realizado no Ensino Médio, pois possibilita a inserção das metodologias ativas nas práticas realizadas nessa etapa.

As metodologias ativas centram-se na ideia de que o aluno possa atuar como protagonista de seu conhecimento e que o professor seja um mediador desse processo. Promovem a formação de um aluno mais livre, emancipado, autônomo e cooperativo, ou seja, protagonista do seu processo de aprender, não sendo aquele sujeito apenas informado de conteúdos propostos por ementas curriculares. Nota-se, então, que “As metodologias ativas são pontos de partida para avançar para processos mais avançados de reflexão, de integração cognitiva, de generalização, de reelaboração de novas práticas” (MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T. (Org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2. Ponta Grossa: Foca Foto- PROEX/UEPG, 2015.)

Acreditamos que, dessa forma, um dos maiores problemas que o Ensino Médio no Brasil enfrenta, a evasão, possa ser amenizado, pois a tendência é que os estudantes se envolvam mais com as propostas realizadas na escola, atribuam significado às aprendizagens e valorizem a educação como essencial para seu desenvolvimento como sujeito social.

 

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

A evasão escolar representa um dos maiores desafios da educação brasileira, em especial, na etapa do Ensino Médio. Entre suas causas, podemos citar questões socioeconômicas, raciais, familiares e de saúde. Na escola estadual “Clarice Lispector”, esse tem sido um desafio a ser enfrentado pela equipe gestora, pois os índices de evasão aumentaram nos últimos cinco anos, principalmente, entre os alunos do Ensino Médio.

A direção da escola é ocupada pela pedagoga Rute, que tem buscado compreender os fatores desse aumento e, assim, traçar estratégias para reverter a situação. A diretora prima pela gestão democrática dentro da escola e, nesse sentido, constantemente convida os professores e equipe pedagógica para refletir sobre essas questões.

Em um desses momentos de reflexão, ao realizarem a leitura das competências gerais da BNCC e da Lei nº 13.415/2017, que alterou a LDB (Lei nº 9394/1996), chamou a atenção dos docentes os seguintes trechos:

Competência 6: Trabalho e Projeto de Vida — Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade (BRASIL, 2018).

Artigo 3º § 7º – Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais (BRASIL, 2017).

Os professores, a equipe pedagógica e a diretora Rute identificaram, a partir dessa leitura, que o trabalho com o Projeto de Vida pode ser a estratégia necessária para atribuir sentido e significado às experiências escolares na vida do estudante e levá-lo a se envolver com as atividades pedagógicas desenvolvidas na escola e, consequentemente, evitar a evasão. A diretora Rute ainda acrescentou a necessidade de repensarem as abordagens metodológicas realizadas no colégio, visto que muito alunos não se sentem desafiados a atuarem de forma mais participativa nas atividades propostas.

 

SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)

A equipe gestora e os professores do colégio estadual “Clarice Lispector” decidiram implementar o trabalho de construção do Projeto de Vida com os estudantes do Ensino Médio.Para tal proposta, perceberam ser importante trabalhar com metodologias ativas para que os estudantes assumissem o protagonismo no processo.

Nesse trabalho, os estudantes irão refletir sobre seus sonhos, ambições, onde almejam chegar e quem pretendem ser, tanto na sua vida pessoal e social quanto na profissional. O objetivo é que os estudantes projetem uma visão de si no futuro e compreendam a importância dos estudos para que essas projeções se concretizem. O Projeto de Vida deve proporcionar experiências para compreender a realidade, os desafios do mundo contemporâneo, assim como, promover a tomada de decisões éticas, formando sujeitos críticos, criativos, autônomos e responsáveis.

Alguns professores afirmaram que não tinham clareza em como o Projeto de Vida seria construído pelos estudantes e sobre qual o papel dos professores na mediação desse processo, visto que deveriam colocar em prática propostas voltadas às metodologias ativas. Assim, a diretora Rute se comprometeu, junto à equipe pedagógica do colégio, a elaborar um infográfico explicativo sobre os aspectos que envolvem o Projeto de Vida e sua construção a partir das metodologias ativas, que servirá como orientação para os professores.

Acadêmicos, agora é com vocês!

 

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO     

Tendo como base essas considerações, o grupo deve organizar a produção textual, observando os seguintes itens:

1º) Realizar a leitura dos textos sugeridos abaixo. Além dessas sugestões, vocês poderão utilizar, para a elaboração da produção textual, os demais materiais disponibilizados pelas disciplinas do semestre:

Texto 1: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 13.415/2017, de 13 de fevereiro de 2017, Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. 2017.

Texto 2: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018, p.461-468.

Texto 3: SANTOS, Kaliana Silva; GONTIJO, Simone Braz Ferreira. Ensino médio e projeto de vida: possibilidades e desafios. Revista Nova Paideia – Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 19 – 34, 2020.

Texto 4: MORAN, José. Metodologias ativas para realizar transformações progressivas e profundas no currículo. 2013.

2º) Elaborar a Introdução da produção textual. Neste tópico, o grupo deve redigir, em até uma página, uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua realização. (1 lauda)

3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, o grupo deve elaborar as duas atividades indicadas a seguir: (2 a 3 laudas)

  1. Construir um texto com o seguinte tema “O Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos”. Para essa elaboração, utilizem as leituras do item anterior. Este texto poderá ser adaptado para o item Contextualização do infográfico.
  2. Elaborar um infográfico, utilizando a ferramenta digital Canva, apresentando os principais aspectos relacionados ao Projeto de Vida e sua construção a partir das metodologias ativas que foram pontuados no texto. Esse infográfico será destinado aos professores do colégio para orientá-los na mediação do trabalho de construção do projeto de vida por parte dos estudantes do Ensino Médio.

Infográfico é um conteúdo explicativo que contém informações verbais e visuais, transmitindo dados e conceitos de forma fácil. Infográficos costumam conter textos, ilustrações, gráficos, ícones e outros tipos de mídia em sua produção. Para facilitar a sua compreensão, apresentamos um exemplo no anexo 1.

Para criar o infográfico no Canva, basta seguir as etapas apresentadas na sequência:

 

Passo 1.

Acesse o Canva. Para tanto, basta digitar o endereço (https://www.canva.com/pt_br/) no navegador.

Passo 2.

  • Caso vocês já tenham acessado anteriormente, basta entrar na
  • Caso seja o primeiro acesso, basta clicar em registre-se, conforme imagem a

Passo 3.

É possível acessar utilizando sua conta Google, conforme imagem a seguir.

Passo 4.

Com o login realizado, vamos à criação do infográfico. Clique em mais, como na tela abaixo.

Passo 5.

Procure por infográfico e selecione.

Passo 6.

Clique em templates na barra lateral à esquerda.

Passo 7.

Você poderá selecionar um modelo pronto para editar. Mas, atenção! Há modelos gratuitos e há modelos pagos.

Ao selecionar, ele aparecerá na tela para edição, conforme imagem a seguir. Nesta tela, é possível editar o texto conforme as informações que deseja colocar, editar as cores, imagens etc.

Usem a criatividade!

Passo 8.

Depois de editar, é preciso salvar. Para tanto, clique em compartilhar.

 Passo 9.

Clique em baixar.

 Passo 10.

Salve no formato JPG e clique em baixar.

 

Agora, apresentamos uma lista sobre quais elementos são necessários no infográfico.

Contextualização Apresentação   do     tema      investigado    e     a contextualização em relação à prática pedagógica.
Principais aspectos sobre o Projeto de Vida O que é; quais objetivos da elaboração do projeto de vida; qual a importância do projeto de vida no ensino médio; quais dimensões da vida do jovem o projeto de vida pode englobar; como criar um projeto de vida na escola; entre outros.
Papel do professor na mediação da construção do Projeto de Vida a partir das metodologias ativas O que são metodologias ativas; como aplicar as metodologias ativas na construção do projeto de vida; como o professor atua nesse processo, entre outros.
Referências Indiquem  os   materiais  que   utilizaram  para   a preparação do infográfico.

 

Avaliações (0)

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Portfólio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos” Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shipping & Delivery

Produtos relacionados

Compare

Portfólio Racismo e violência numa rede de varejo

Ciências Contábeis, Portfólio Racismo e violência numa rede de varejo, Administração, Portfólio Racismo e violência numa rede de varejo - Adm, Ciências Econômicas
R$49,90
Portfólio Racismo e violência numa rede de varejo. Curso: Administração, Ciências Contábeis. Produção Textual Unopar | Anhanguera
Add to wishlist
Adicionar ao carrinho
Quick view
Compare

Portfólio Desenvolvimento de um novo medicamento para tratamento da tuberculose

Farmácia, Portfólio Desenvolvimento de um novo medicamento para tratamento da tuberculose - Farmácia
R$49,90
Portfólio Desenvolvimento de um novo medicamento para tratamento da tuberculose. Curso: Farmácia. Produção Textual Unopar | Anhanguera
Add to wishlist
Adicionar ao carrinho
Quick view
Compare

Portfólio Conteúdos de ensino na escola: Pensando a Educação Física

Educação Física, Portfólio Conteúdos de ensino na escola Pensando a Educação Física - EF
R$49,90
Portfólio Conteúdos de ensino na escola: Pensando a Educação Física. Curso: Educação Física. Produção Textual Unopar | Anhanguera
Add to wishlist
Adicionar ao carrinho
Quick view
Compare

Portfólio historicidade do direito a posse de terras pelos povos originários

História, Portfólio historicidade do direito a posse de terras pelos povos originários
R$49,90
Portfólio historicidade do direito a posse de terras pelos povos originários. Curso: História. Produção Textual Unopar | Anhanguera
Add to wishlist
Adicionar ao carrinho
Quick view
Compare

Portfólio O mercado de suplementos alimentares e seus desafios logísticos

Logística, Portfólio O mercado de suplementos alimentares e seus desafios logísticos - Logística
R$49,90
Portfólio O mercado de suplementos alimentares e seus desafios logísticos. Curso: Logística. Produção Textual Unopar | Anhanguera
Add to wishlist
Adicionar ao carrinho
Quick view
Compare

Portfólio Transposição didática de obras machadianas por meio do uso de recursos digitais

Letras, Portfólio Transposição didática de obras machadianas por meio do uso de recursos
R$49,90
Portfólio Transposição didática de obras machadianas por meio do uso de recursos digitais. Curso: Letras. Produção Textual Unopar | Anhanguera
Add to wishlist
Adicionar ao carrinho
Quick view
Compare

Portfólio Estratégias organizacionais no varejo: Analisando tendências como fonte de competitividade

Gestão Comercial, Portfólio Estratégias organizacionais no varejo
R$49,90
Portfólio Estratégias organizacionais no varejo: Analisando tendências como fonte de competitividade. Curso: Gestão Comercial. Produção Textual Unopar | Anhanguera
Add to wishlist
Adicionar ao carrinho
Quick view
Compare

Portfólio Condomínio Residencial Minerva

Negócios Imobiliários, Portfólio Condomínio Residencial Minerva - Negócios Imobiliários
R$49,90
Portfólio Condomínio Residencial Minerva. Curso: Negócios Imobiliários. Produção Textual Unopar | Anhanguera
Add to wishlist
Adicionar ao carrinho
Quick view
[html_block id="258"]
CONSULTORIA PORTFOLIOS 2022 | Todos os direitos reservados.
payments
  • Menu
  • Categories
  • INÍCIO
  • CATÁLOGO DE PRODUTOS
  • MINHA CONTA
  • CONTATO
  • INÍCIO
  • CATÁLOGO DE PRODUTOS
  • MINHA CONTA
  • CONTATO
Carrinho
Fechar

Sign in

Fechar

Lost your password?

No account yet?

Create an Account
✕
Portfólios
0 Favoritos
1 item Carrinho
Minha conta

Precisa de ajuda ? Fale Conosco