PORTFÓLIO EMPREENDEDORES: O CASO DA LE CHARME PORCELANAS
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
5º E 6º SEMESTRE
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “Empreendedores: o caso da Le Charme Porcelanas”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos trabalhados nas disciplinas deste semestre. Sigam as orientações fornecidas neste material, além de outras fundamentações teóricas (livros didáticos das disciplinas, aulas, entre outros materiais complementares).
TEXTO PARA LEITURA
Marketing para pequenas empresas: o que é essencial?
Empreendedores de pequenas empresas podem se diferenciar pelo setor em que atuam, formas de trabalho, entre outras características. Porém, sem dúvida, um ponto em comum entre todos eles são o objetivo de atrair e reter clientes e, consequentemente, aumentar os rendimentos. E uma das maneiras mais eficientes de se alcançar esse objetivo é por meio de um bom plano de Marketing para pequenas empresas.
Há quem pense que não é possível estabelecer um bom plano de Marketing para pequenas empresas, ou que ele deve se basear apenas em anúncios pontuais em jornais ou revistas de bairro ou do trade. Porém, é possível construir um planejamento eficaz mesmo quando há limitação para o investimento. Investir em marketing, ainda mais nos dias de hoje, é obrigatório para empresas que desejam manter-se competitiva e queira crescer. E, no que diz respeito ao investimento, principalmente, com o marketing digital é possível realizar campanhas criativas sem comprometer o orçamento.
Conceito de Marketing
Apesar de o termo ser bastante comum, muitos ainda têm dúvidas sobre o que exatamente o conceito de Marketing significa. Marketing é um conjunto de processos com o objetivo de comunicar informações da empresa que permitam a percepção de valor para o seu público, ou seus consumidores. A estratégia visa fortalecer marcas, tornando-as referências no mercado em que atuam. Ou seja, apesar de sua meta final seja gerar negócios, isso é realizado por meio do valor que é agregado a elas.
Os 4Ps do Marketing
Podemos dizer que o conceito é formado por quatro pilares, ou Mix de Marketing. Eles devem ser utilizados em qualquer estratégia, tanto para as tradicionais quanto para as do meio online. Saiba quais são eles:
- Produto: o que sua empresa oferece, quais são os detalhes do produto e o que os consumidores esperam dele;
- Preço: quanto será cobrado por cada produto ou serviço, e de que forma o pagamento será feito;
- Praça: onde os produtos e serviços são disponibilizados, quais as formas de distribuição e quem é a concorrência;
- Promoção: como o produto deve ser comunicado ao mercado, em quais canais ele será divulgado.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM
Empreendedores: o caso da Le Charme Porcelanas
Luís Augusto e sua sócia Conceição são empreendedores que abriram sua primeira loja de porcelanas “Le Charme Porcelanas”, em março de 2022, na cidade de Teresina, Piauí. Luís Augusto ficará responsável pela gestão da empresa, enquanto Conceição irá produzir de forma artesanal todas as peças.
Eles pretendem ser reconhecidos pela qualidade e bom gosto dos seus produtos, são peças únicas e exclusivas. Analisando o cenário atual, Luís Augusto percebeu que os consumidores estão cada vez mais conectados, há muita concorrência, e a loja precisa presença no “mundo on-line”.
Por isso, ele resolver contratar você, como freelance para criar uma identidade visual para a marca que irá postar nas redes sociais.
Agora é com você!
Considerando o contexto apresentado e com base nos conteúdos trabalhados ao longo de nosso semestre, você foi contratado para o departamento de marketing da empresa, e sua missão é associar a teoria à prática a partir da utilização de um painel semântico para criar uma identidade visual para a marca “Le Charme Porcelanas”. Siga as etapas a seguir:
Conhecendo o cenário
Uma empresa deve acompanhar importantes forças macroambientais e significativos fatores microambientais que afetam sua capacidade de obter lucros. Ela deve estabelecer um sistema de inteligência de marketing para acompanhar tendências e mudanças relevantes, além de identificar oportunidades e ameaças associadas a elas (KOTLER; KELLER, 2012).
Figura 1 – Análise SWOT
Fonte: adaptada de Kotler e Keller (2012).
Por isso, o primeiro passo é você elaborar uma análise SWOT do cenário atual da empresa “Le Charme Porcelanas”. Aponte as 4 principais variáveis de cada quadrante.
Conhecendo o público-alvo
Na análise SWOT foi constatado que um fator negativo é a falta de conhecimento do público-alvo. Com intuito de melhorar a comunicação e ofertar maior valor aos seus clientes, os gestores solicitam realizar uma pesquisa mercadológica para conhecer melhor o consumidor desta empresa, atendendo a demanda da análise ambiental. Neste contexto, responda:
- Tratando-se de uma pesquisa de descrição do perfil do consumidor, qual será o tipo de pesquisa que deverá ser adotada? (exploratória, descritiva ou causal) Justifique a resposta.
- Apresente aqui, algumas perguntas essenciais que deverão ser incluídas nesta pesquisa de perfil do consumidor, incluindo 5 perguntas de aspectos demográficos, e 5 perguntas de aspectos psicográficos.
Definindo a comunicação
Para criar a identidade visual, você vai precisar definir o seu público-alvo, para que as decisões a respeito da identidade visual, sejam mais assertivas, chamem realmente a atenção do seu público, que ele se identifique com sua marca. Você já sabe que seu produto é sofisticado de boa qualidade, peças únicas e exclusivas, isso também diz muito a respeito do preço. Agora com a definição do público-alvo, defina que tipo de estratégia de comunicação nos meios digitais, você irá trabalhar com seu público. O conteúdo da comunicação, a mensagem em si, deve conter um apelo que atraia e conecte o público-alvo com a marca, o qual pode ser lógico e/ou emocional, baseado nos atributos do produto/serviço ou em questões ligadas ao perfil do público, ou pode se basear na fonte que transmite a mensagem (e.g. uma celebridade). Múltiplos apelos podem ser combinados para tornar a mensagem mais atraente para o público-alvo.
Figura 2 – Desenvolvimento de uma comunicação eficaz
Fonte: adaptada de Kotler e Keller (2012).
Agora que você já levantou todos os pontos importantes do cenário da empresa, utilize o painel semântico que irá facilitar a construção da identidade visual “Le Charme Porcelanas”.
a) Crie uma conta na Trakto
Você pode começar com uma conta gratuita na Trakto. Tudo o que você precisa é usar um e-mail ou acessar diretamente com sua conta do Google ou Facebook.
b) Utilizando o painel semântico qual a identidade da marca você irá desenvolver para marca “Le Charme Porcelanas”?
c) Coleta
Que tipo de imagem, fotografia ou arte pode ser incorporada nas novas comunicações pela empresa para transmitir ao consumidor uma identidade da marca? Crie ainda uma frase, uma logo da marca para ser utilizado na comunicação.
d) Com as referências (imagens, texturas, palavras, frases, cores, etc.) que foram escolhidas, o profissional conecta, junta para tornar visível o direcionamento criativo Pensando na questão da identidade de marca no anúncio, como a empresa pode fazer para que uma ideia ou ação não seja apenas momentânea, mas se mantenha aplicável ao longo do tempo, fortalecendo a marca da empresa?
e) Apresentação – salve seu moodboard. Ao finalizar o seu painel semântico, clique no botão “Baixar” e escolha o formato Agora basta clicar em download e a sua arte está pronta para salvar em Word.
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