Portfólio Individual Projeto de extensão I – Gestão de Produto
CURSO: CST EM GESTÃO DE PRODUTO | ||||||||||
COMPONENTE CURRICULAR: | ||||||||||
PROJETO DE EXTENSÃO I – GESTÃO DE PRODUTO | ||||||||||
PROGRAMA DE EXTENSÃO: | ||||||||||
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE. | ||||||||||
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: | ||||||||||
O Programa de Contexto à Comunidade do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Produto proporciona maior articulação entre a comunidade acadêmica e a sociedade, a partir da transferência de conhecimento e auxílio no atendimento de demandas e necessidades locais. Estas ações, orientações e possíveis soluções podem surgir em relação as áreas de gestão organizacional, criatividade, negociação e gestão de conflitos, comportamento do consumidor, marketing, entre outras. São diversos os locais que poderão contemplar esse projeto extensionista, como: prefeituras; associações de bairros; escolas municipais e estaduais; instituições religiosas; organizações não governamentais (ONGs). | ||||||||||
COMPETÊNCIAS: | ||||||||||
I – Entender os contextos de negócios e definir diretrizes de atuação, convertendo o planejamento da organização em ações efetivas;
II – Capacidade de ver o panorama geral enquanto gerencia detalhes e programações; III – Ter aptidão para definir roteiros e criar matrizes de responsabilidades simples para orientar a si mesmo e aos outros envolvidos, a fim de que todos possam caminhar na mesma direção. |
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PERFIL DO EGRESSO: | ||||||||||
A partir das atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Contexto à Comunidade, espera-se que o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Produto seja um profissional ético, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico e que possa aplicar os seus conhecimentos, habilidades e competências em ações relacionadas em áreas de gestão, marketing e vendas. | ||||||||||
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): | ||||||||||
Análise e resolução de problemas
Comunicação Interpessoal Aprendizado Ativo |
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OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: | ||||||||||
As atividades de extensão relacionadas ao Programa de Contexto à Comunidade do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Produto têm como objetivo auxiliar a comunidade na resolução de problemas e na busca de soluções, a partir da transferência de conhecimento e de orientações técnicas sobre diferentes temáticas. | ||||||||||
CONTEÚDOS: | ||||||||||
I – Gestão organizacional;
II – Processo de criatividade; III – Comportamento do consumidor; IV – Negociação e gestão de conflitos; V – Marketing de produtos e serviços. |
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INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: | ||||||||||
WAGNER, John A.; HOLLENBECK, John R. Comportamento organizacional. 4. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.
BRITO, Lelo. Comunicação, criatividade e inovação. São Paulo: SENAC, 2019. HAWKINS, Del I. Comportamento do consumidor: construindo a estratégia de marketing. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2018. MOUTON, Jean. Negociação. São Paulo: Saraiva Educação, 2018. KOTLER, Philip. Administração de marketing. 15.ed. São Paulo: Pearson, 2018. |
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RELATÓRIO FINAL: | ||||||||||
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação. Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório! |
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DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS | ||||||||||
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): |
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Local de realização da atividade extensionista: | ||||||||||
Durante a ação: | ||||||||||
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado: | ||||||||||
Resultado da ação: | ||||||||||
Conclusão: | ||||||||||
Depoimentos (se houver): | ||||||||||
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio.
Questões norteadoras: (1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas? (2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado? (3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas? Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas. |
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DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE
CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você. |
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual; Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto. |
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AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE: | ||||||||||
Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X: | ||||||||||
1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso? | ||||||||||
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2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização? | ||||||||||
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3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos? | ||||||||||
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4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes? | ||||||||||
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5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos? | ||||||||||
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6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
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7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão. |
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