ALCANCE OS MELHORES RESULTADOS

ALCANCE OS MELHORES RESULTADOS

Consultoria Portfolios Consultoria Portfolios
Selecione a categoria
  • Selecione a categoria
  • Administração
    • Portfólio Como alinhar sua empresa com o ritmo de crescimento do mercado – Adm
    • Portfólio O caso da Le Charme Porcelanas
    • Portfólio Racismo e violência numa rede de varejo – Adm
    • Projeto de Extensão – Administração
    • Projeto de extensão I – Administração Pública
    • Projeto de extensão II – Administração
  • Agronegócio
    • Projeto de extensão II – Agronegócio
  • Agronomia
    • Portfólio A cultura do feijão (Phaseolus vulgaris) – Agronomia
    • Portfólio Manejo do solo para cultivo de Goiaba – Agronomia
    • Portfólio Manejo para produção de Uvas de clima temperado no Brasil – Agronomia
    • Portfólio Os sistemas agroflorestais – Agronomia
    • Portfólio Projeto de extensão I – Agronomia
  • Áreas de TI
    • Portfólio CST – A empresa DELTA
    • Portfólio Projeto de extensão I – Análise e desenvolvimento de sistemas
    • Portfólio Projeto de extensão I – Redes de computadores
    • Projeto de extensão I – Desenvolvimento Back-End
    • Projeto de extensão II – Análise e desenvolvimento de sistemas
    • Projeto Integrado – Ideia de uma aplicação inovadora
    • Projeto Integrado É bolha ou ressaca
    • Projeto integrado Inovação Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Desenvolvimento de um Sistema de Gerenciamento de Estoque
    • Projeto Integrado Uma parte fundamental de um computador é o processador – TI
  • Arquitetura e Urbanismo
    • Portfólio Projeto de extensão I – Arquitetura e Urbanismo
  • Biomedicina
    • Portfólio Infecções sexualmente transmissíveis
    • Projeto de extensão I – Biomedicina
  • Cibersegurança
    • Projeto de Extensão I – Cibersegurança
    • Projeto de extensão II Cibersegurança
    • Projeto integrado Síntese – Cibersegurança
  • Ciência da Computação
    • Portfólio Projeto de extensão II – Ciência da Computação
  • Ciência de dados
    • Projeto de extensão II – Ciência de dados
  • Ciências Biológicas
    • Projeto de extensão I – Ciências Biológicas
  • Ciências Contábeis
    • Estágio Ciências Contábeis – A Indústria Recomeço e Indústria Esperança
    • Portfólio Caso O município de Pato Roxo
    • Portfólio Grupo Econômico SOLUNAR – Ciências Contábeis
    • Portfólio Racismo e violência numa rede de varejo
    • Projeto de Extensão – Ciências Contábeis
    • Projeto de Extensão II – Ciências Contábeis
    • Relatório de Estágio Supervisionado – Ciências Contábeis
  • Ciências Econômicas
    • Portfólio Plante Bem
    • Portfólio Soft Milho – Ciências Econômicas
    • Projeto de extensão I – Ciências Econômicas
  • Coaching e desenvolvimento humano
    • Portfólio Projeto de extensão I – Coaching e desenvolvimento humano
    • Projeto de extensão II – Coaching e Desenvolvimento Humano
  • Comércio Exterior
    • Portfólio Projeto de extensão I – Comércio Exterior
    • Projeto de extensão II – Comércio exterior
  • Computação em nuvem
    • Projeto de extensão II – Computação em nuvem
  • Criminologia
    • Portfólio Projeto de extensão – Criminologia
    • Projeto de extensão II – Criminologia
  • Criptomoedas e Finanças na era digital
    • Portfólio Possibilidade de Diversificação de Investimentos
    • Portfólio Projeto de Extensão I – Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital
  • Design de Interiores
    • Projeto de extensão II – Design de Interiores
  • Design de Moda
    • Projeto de extensão I – Design de Moda
    • Projeto de extensão II – Design de Moda
    • Projeto Integrado Síntese Design de moda
  • Design Gráfico
    • Projeto de Extensão I – Design Gráfico
    • Projeto de extensão II – Design Gráfico
  • Direito
    • Projeto de extensão I – Direito
    • Projeto de extensão II – Direito
    • Projeto de extensão IV – Direito
  • Educação Física
    • Portfólio A expressão corporal e a dança
    • Portfólio Conteúdos de ensino na escola Pensando a Educação Física – EF
    • Portfólio Individual Projeto de extensão – Educação Física
    • Portfólio O conhecimento a cerca da intervenção profissional em Educação Física
    • Projeto de extensão – Formação Pedagógica em Educação Física
  • Empreendedorismo
    • Portfólio Quais são as tendências de negócios para 2022 – Empreendedorismo
    • Projeto de extensão I – Empreendedorismo e novos negócios
    • Projeto integrado – Empreendedorismo e Novos negócios
  • Enfermagem
    • Portfólio H1N1
    • Portfólio Infecção de ferida cirúrgica por microrganismos resistentes e a prática profissional
    • Projeto de extensão I – Enfermagem
    • Projeto de extensão II – Enfermagem
  • Engenharias
    • Engenharia Ambiental e Sanitária
    • Portfólio Ampliação da Escola Municipal Marechal Alberto – Engenharia
    • Portfólio Indústria Rocket Wings Co – Engenharia
    • Portfólio Projeto de extensão I – Engenharia Civil
    • Projeto de extensão I – Engenharia de controle e automação
    • Projeto de extensão I – Engenharia de Produção
    • Projeto de extensão I – Engenharia de Software
    • Projeto de extensão I – Engenharia Elétrica
    • Projeto de extensão I – Engenharia Mecânica
    • Projeto de extensão II – Engenharia Civil
    • Projeto de Extensão II – Engenharia de Produção
    • Projeto de Extensão II – Engenharia Elétrica
    • Roteiro Aula Prática Redes e Sistemas Distribuídos – Engenharia
  • Farmácia
    • Portfólio Desenvolvimento de um novo medicamento para tratamento da tuberculose – Farmácia
    • Projeto de extensão – Farmácia
    • Projeto de extensão II – Farmácia
  • Filosofia
    • Portfólio Emancipação da humanidade
    • Projeto de extensão I – Filosofia
  • Fisioterapia
    • Portfólio Lesão por esforço repetitivo em atleta de elite
    • Projeto de extensão I – Fisioterapia
    • Projeto de extensão II – Fisioterapia
  • Fotografia
    • Projeto de extensão I – Fotografia
    • Projeto de extensão II – Fotografia
  • Gastronomia
    • Projeto de extensão I – Gastronomia
    • Projeto de extensão II – Gastronomia
  • Geografia
    • Portfólio A importância do INPE para o monitoramento do território brasileiro
    • Portfólio Análise de aulas e Metodologias ativas – Geografia
    • Portfólio Fome no Brasil
    • Portfólio Projeto de extensão I – Geografia
  • Gestão
    • Projeto Integrado I – Gestão
  • Gestão Ambiental
    • Portfólio Projeto de extensão I – Gestão Ambiental
    • Portfólio Recuperação de Área Degradada em Mineração Ilegal – Gestão Ambiental
    • Projeto de extensão II – Gestão Ambiental
    • Projeto Integrado Síntese – Gestão Ambiental
  • Gestão Comercial
    • Portfólio Estratégias organizacionais no varejo
    • Portfólio Projeto de extensão I – Gestão Comercial
    • Projeto de Extensão II – Gestão Comercial
  • Gestão da Produção Industrial
    • Portfólio Fábrica de Chocolates Maravilha Cacau – Gestão da Produção Industrial
    • Portfólio Fabricação de cachaça artesanal
    • Projeto de Extensão – Gestão da Produção Industrial
    • Projeto de Extensão II – Gestão da Produção Industrial
    • Projeto Integrado – Gestão da Produção Industrial
    • Projeto integrado Gestão da Produção Industrial – Solaris Energias Renováveis
  • Gestão da Qualidade
    • Portfólio O pedido foi trocado
    • Portfólio Projeto de extensão I – Gestão da qualidade
    • Projeto de extensão II – Gestão da Qualidade
    • Roteiro de Aula Prática Metrologia e Controle Geométrico
  • Gestão da Tecnologia da informação
    • Projeto de extensão I – Gestão da Tecnologia da informação
  • Gestão de Cooperativas
    • Portfólio Projeto de extensão I – Gestão de Cooperativas
  • Gestão de Produto
    • Portfólio Projeto de extensão I – Gestão de Produto
    • Projeto de Extensão II – Gestão de Produto
  • Gestão de Recursos Humanos
    • Projeto de extensão II – Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão de Saúde Pública
    • Portfólio Programa Previne Brasil e o Indicador Diabetes – Gestão Saúde Pública
    • Portfólio Projeto de extensão I – Gestão da Saúde Pública
    • Projeto de extensão II – Gestão de Saúde Pública
    • Projeto Integrado Gestão de Saúde Pública – “Inovação viável e sustentável na Gestão em Saúde Pública”
    • Projeto Integrado Síntese – Gestão de Saúde Pública
  • Gestão de Segurança Privada
    • Projeto Integrado Inovação – Gestão de Segurança Privada
  • Gestão de Turismo
    • Portfólio Turismo na melhor idade – Gestão de Turismo
    • Projeto de extensão II – Gestão de turismo
  • Gestão Financeira
    • Portfólio Análise de um projeto de expansão e outras alternativas de investimentos – Gestão financeira
    • Projeto de Extensão – Gestão Financeira
    • Projeto de Extensão II – Gestão Financeira
  • Gestão Hospitalar
    • Portfólio Hospital Brasileiro
    • Portfólio O que a pandemia revelou sobre a Atenção Básica do SUS – Gestão Hospitalar
    • Portfólio Projeto de extensão I – Gestão Hospitalar
    • Projeto de extensão II – Gestão Hospitalar
    • Projeto Integrado – Gestão Hospitalar
  • Gestão Portuária
    • Portfólio Projeto de extensão I – Gestão Portuária
    • Projeto Integrado – Gestão Portúaria
  • Gestão Pública
    • Portfólio Os impactos da Pandemia na Gestão Pública e na Economia
    • Projeto de Extensão – Gestão Pública
    • Projeto Integrado Inovação Gestão Pública – Desenvolvimento do pensamento crítico sobre as perspectivas tecnológicas
    • Projeto Integrado Síntese – Gestão Pública
  • História
    • Portfólio historicidade do direito a posse de terras pelos povos originários
    • Portfólio Historiografia e noções de trabalho – História
    • Portfólio Projeto de extensão I – História
  • Inteligência de mercado e análise de dados
    • Portfólio Projeto de extensão I – Inteligência de mercado e análise de dados
    • Projeto de extensão II – Inteligência de mercado e análise de dados
  • Investigação e Perícia Criminal
    • Portfólio Intoxicação por Monóxido de Carbono – Investigação e Perícia Criminal
    • Projeto Integrado Inovação Investigação e Perícia Criminal – Desenvolvimento do pensamento crítico sobre as perspectivas tecnológicas
    • Projeto Integrado Síntese – Investigação e perícia criminal
  • Jornalismo
    • Projeto de Extensão I – Jornalismo
  • Letras
    • Portfólio Projeto de extensão – Letras Português
    • Portfólio Transposição didática de obras machadianas por meio do uso de recursos
    • Projeto de extensão – Formação Pedagógica em Letras Inglês
    • Projeto de extensão I – Letras – Português Inglês
  • Logística
    • Portfólio O mercado de suplementos alimentares e seus desafios logísticos – Logística
    • Projeto de Extensão – Logística
    • Projeto de extensão II – Logística
  • Marketing
    • Projeto de extensão I – Marketing
    • Projeto de extensão I – Publicidade e propaganda – Marketing
  • Marketing Digital
    • Portfólio Aplicativo (App) É dia de feira
    • Portfólio Humanização e engajamento da marca
    • Portfólio Projeto de extensão – Marketing Digital 
    • Portfólio ZUE Porcelanas
    • Projeto Integrado Inovação Marketing Digital – Otimização de um e-commerce com auxílio do Marketing Digital
    • Projeto Integrado Síntese em Marketing Digital  InnovaConselho
  • Matemática
    • Portfólio Aplicações digitais: são sempre confiáveis? – Matemática
    • Portfólio Criando um blog voltado para alunos do Ensino Superior
    • Portfólio Projeto de extensão I – Matemática
    • Projeto de Extensão – Formação Pedagógica em Matemática
    • Projeto de extensão II – Matemática
  • Mediação
    • Projeto de extensão I – Mediação
  • Medicina Veterinária
    • Portfólio Projeto de extensão I – Medicina Veterinária
    • Projeto de extensão II – Medicina Veterinária
  • Negócios Imobiliários
    • Atividade Prática Reclamações no setor imobiliário
    • Portfólio Condomínio Residencial Minerva – Negócios Imobiliários
    • Projeto de Extensão I – Negócios Imobiliários
    • Projeto de extensão II – Negócios Imobiliários
    • Projeto Integrado Inovação II – Negócios Imobiliários “Jardins da (DES)harmonia”
    • Projeto Integrado Negócios Imobiliários
  • Nutrição
    • Portfólio Acidente Vascular Cerebral – Nutrição
    • Portfólio Culinária Funcional – Nutrição
    • Portfólio Saúde coletiva e alimentação saudável – Nutrição
    • Projeto de Extensão – Nutrição
    • Projeto de extensão II – Nutrição
  • Odontologia
    • Portfólio Projeto de extensão – Odontologia
    • Projeto de extensão II – Odontologia
  • Pedagogia
    • Plano de trabalho de estágio cursos de licenciatura Pedagogia – Estágio II anos iniciais do ensino fundamental
    • Portfólio A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental – Pedagogia
    • Portfólio Aprendizagem Baseada em Projetos
    • Portfólio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos – Pedagogia
    • Projeto de extensão – 2ª Licenciatura em Pedagogia
    • Projeto de Extensão I – Pedagogia
    • Projeto de extensão I – Psicopedagogia
  • Podologia
    • Portfólio Projeto de extensão I – Podologia
    • Projeto Integrado – Podologia
    • Projeto integrado Inovação Podologia – As doenças podológicas e a relação com a saúde e qualidade de vida
  • Processos Gerenciais
    • Portfólio Case Turbi
    • Portfólio Projeto de extensão I – Processos Gerenciais
    • Projeto de extensão II – Processos Gerenciais
  • Produção Cervejeira
    • Projeto de extensão I – Produção Cervejeira
  • Psicologia
    • Projeto de extensão I – Psicologia
    • Projeto de extensão II – Psicologia
    • Projeto de Extensão III – Psicologia
  • Química
    • Projeto de extensão I – Química
  • Radiologia
    • Atividade prática Anatomia das imagens – Radiologia
    • Atividade prática Dosimetria das radiações
    • Portfólio O papel do diagnóstico por imagem na COVID-19 – Radiologia
    • Projeto de Extensão – Radiologia
    • Projeto de extensão II – Radiologia
    • Projeto Integrado – Radiologia
    • Projeto Integrado Inovação Radiologia – Acessibilidade no setor de Radiologia: Promovendo a equidade no cuidado a Saúde
    • Roteiro Aula Prática – Exames Radiológicos Especiais
    • Roteiro Aula Prática – Medicina Nuclear e Radioterapia
    • Roteiro Aula Prática – Proteção Radiológica
    • Roteiro Aula Prática – Radiologia Veterinária
    • Roteiro Aula Prática – Ressonância Magnética
  • Recursos Humanos
    • Portfólio Contribuições de uma Consultoria de Recursos Humanos
    • Projeto de extensão – Gestão em Recursos Humanos
  • Redes de computadores
    • Projeto de extensão II – Redes de computadores
    • Projeto Integrado I – Redes de computadores
  • Relações internacionais
    • Projeto de extensão I – Relações internacionais
  • Secretariado
    • Portfólio Projeto de extensão I – Secretariado
    • Projeto de Extensão II – Secretariado
    • Projeto Integrado – Secretariado
    • Projeto Integrado Secretariado – Plano de Ação – A importância da comunicação no contexto empresarial
  • Segurança da informação
    • Projeto de extensão I – Segurança da informação
    • Projeto de extensão II – Segurança da informação
  • Segurança no trabalho
    • Projeto de extensão I – Segurança no trabalho
  • Segurança Privada
    • Projeto de extensão I – Segurança Privada
  • Segurança Pública
    • Portfólio População carcerária brasileira
    • Projeto de extensão I – Segurança Pública
    • Projeto de Extensão II – Segurança Pública
    • Projeto Integrado Síntese – Segurança Pública
  • Sem Categoria
    • Projeto Integrado – Para a estratégia ser eficaz ela precisa estar alinhada com o design do negócio
  • Serviço Social
    • Estágio em Serviço Social I – Caracterização Sócio Institucional
    • Portfólio A implementação de Políticas Públicas
    • Portfólio Crianças e adolescentes e as Políticas Públicas
    • Portfólio Direito à alimentação
    • Projeto de extensão – Serviço Social
    • Projeto de extensão II – Serviço Social
  • Serviços Jurídicos
    • Portfólio Projeto de extensão I – Serviços Jurídicos, Cartorários e notariais
    • Projeto de extensão II – Serviços jurídicos
    • Projeto Integrado Síntese – Serviços jurídicos, cartorários e notariais
  • Sistemas de Informação
    • Projeto de extensão I – Sistemas de Informação
  • Sistemas para internet
    • Projeto de extensão I – Sistemas para internet
  • Sociologia
    • Projeto de extensão I – Sociologia
  • Tecnologia da informação
    • Projeto Integrado – Tecnologia da informação
  • Tecnologia em Gastronomia
    • Portfólio Catering
  • Tecnólogo em Eventos
    • Projeto de extensão I – Eventos
  • Teologia
    • Projeto de extensão I – Teologia
  • Terapias Integrativas e complementares
    • Portfólio Projeto de extensão I – Terapias Integrativas e complementares
    • Projeto Integrado – Terapias Integrativas e Complementares
    • Projeto Integrado Terapias Integrativas e Complementares – Saúde e qualidade de vida: políticas públicas e o autocuidado
Entrar/Registrar
0 Favoritos
0 items / R$0,00
Menu
Consultoria Portfolios Consultoria Portfolios
0 items / R$0,00
  • INÍCIO
  • CATÁLOGO DE PRODUTOS
  • MINHA CONTA
  • CONTATO
Click to enlarge
Início Letras Portfólio Transposição didática de obras machadianas por meio do uso de recursos Portfólio Transposição didática de obras machadianas por meio do uso de recursos digitais
Portfólio Conteúdos de ensino na escola: Pensando a Educação Física R$49,90
Back to products
Estágio Ciências Contábeis 2º Semestre de 2022 - A Indústria Recomeço e Indústria Esperança

Portfólio Transposição didática de obras machadianas por meio do uso de recursos digitais

R$49,90

Portfólio Transposição didática de obras machadianas por meio do uso de recursos digitais. Curso: Letras. Produção Textual Unopar | Anhanguera

Compare
Add to wishlist
Categorias: Letras, Portfólio Transposição didática de obras machadianas por meio do uso de recursos Tags: didatica de obras, letras, machadianas, portfolio, transposição
Share:
  • Descrição
  • Avaliações (0)
  • Shipping & Delivery
Descrição

PORTFÓLIO TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE OBRAS MACHADIANAS POR MEIO DO USO DE RECURSOS DIGITAIS

CURSO: LETRAS

SEMESTRE: 5º E 6º

 

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “Transposição didática de obras machadianas por meio do uso de recursos digitais”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre e, também, para consolidar a reflexão sobre a prática em sala de aula.

 

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) 

Carina é formada em Letras – Português Licenciatura e atua, há 10 anos, no Ensino Médio de uma escola pública do seu bairro. Apesar da experiência como docente, recentemente percebeu-se diante de um grande desafio, pois, acostumada a métodos tradicionais de ensino, teve que se readaptar para poder trabalhar com o ensino remoto, durante a pandemia do novo coronavírus.

Foi um período muito difícil. Muitos alunos, além de perderem familiares, tiveram que enfrentar muitos problemas econômicos. A evasão escolar foi grande, pois muitos estudantes tiveram que começar a trabalhar para contribuir com as despesas de suas casas.

Diante desse novo cenário pandêmico, que pedia distanciamento social, as escolas foram fechadas e o conhecimento em torno de tecnologia tornou-se essencial para a prática pedagógica. De uma hora para a outra, Carina teve que aprender a abrir reuniões on-line, gravar e editar vídeos. No início foi aterrorizante! Ela pensava que além de ter que lidar com todas as perdas e consequências de um vírus mortal circulando, precisaria, num passe de mágica, aprender coisas que nunca imaginara. Como a maioria das colegas de trabalho, sempre foi resistente ao uso de tecnologias em sua prática pedagógica, porque acreditava que esse tipo de recurso no ensino de língua portuguesa e literaturas geraria mais malefícios que benefícios, pois, na sua visão, os alunos, que já eram super dispersos e desinteressados pelo conteúdo que ministrara, ficariam ainda mais desatentos e não teriam bom aproveitamento das aulas. Entretanto, viu-se completamente sem saída e obrigada a encarar o tal “monstro” da tecnologia.

Passados os primeiros meses, Carina já se percebia mais familiarizada com a tecnologia e, na medida do possível, fazia cursos e aprendia recursos novos para tornar suas aulas mais interessantes e driblar a evasão escolar. Além disso, queria que aquele momento fosse dinâmico e atrativo, pois sabia que fora das telas, a vida estava muito difícil. Então, conheceu e aprendeu a utilizar aplicativos e programas para gamificação em sala de aula como Jambord, Kahoot, Wordwall, Mentimeter, Padlet, Digital Storytelling. Até um podcast ela fez com a turma. Aos poucos, o pensamento sobre esses recursos mudara e Carina entendeu que a tecnologia é, na verdade, sua grande aliada. Basta saber utilizá-la.

Este ano, com a população vacinada, Carina e toda comunidade escolar puderam retornar ao ensino presencial. Todavia, ela já não queria mais ensinar com recursos tradicionais. Sabia o quanto as TCIs poderiam contribuir para o entendimento do conteúdo e tornar o processo de ensino aprendizagem mais dinâmico e atraente.

Desse modo, decidiu que ao dar o conteúdo de Realismo para os seus alunos, gostaria de propor que eles apresentassem uma atividade diferente. Já não queria mais os seminários ou as avaliações que sempre geravam muito estresse e pouco letramento literário. Queria algo que instigasse os jovens a ler as obras de Machado de Assis e terem uma experiência diferente com a Literatura. Mas, o que fazer? Como seria essa atividade? Qual TIC utilizaria? Como seria a forma de avaliação?

 

Situação-problema:

Diante do caso apresentado, Carina resolveu que para a abordagem do conteúdo em questão, conforme previsto atualmente pela BNCC (2017), os alunos serão os protagonistas de seus próprios aprendizados. Nesse sentido, a educadora decidiu propor aos estudantes a transposição de uma das três obras que compõem a tríade machadiana para um gênero digital atual. Desse modo, o professor pretende promover um trabalho diferenciado em relação ao conteúdo da disciplina, uma vez que, dessa maneira, o aluno deixará de ocupar uma posição passiva diante da leitura literária e deverá ter um olhar mais crítico e atento para o texto, bem como deverá empregar recursos digitais e linguísticos para a efetivação da proposta.

O seu desafio, agora, é se colocar no lugar da professora Carina e produzir seu plano de aula, destacando todas as atividades e ações que serão realizadas durante as aulas.

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO   

A fim de desenvolver a proposta, é essencial que você se coloque no papel da professora Carina, de modo a colaborar na resolução da situação-problema. Siga as etapas a seguir:

  1. Inicialmente, ler:
  • Artigo “Digital Storytelling como recurso didático no ensino de literatura brasileira”, (2010) (ANEXO 1).
  • Artigo “A tecnologia aliada à leitura de textos literários”, (2017), (ANEXO 2).
  • Artigo “A influência da tecnologia na literatura: um novo contexto nas práticas de leitura, produção e análise da literatura”, (2021) (ANEXO 3).

Além desses artigos, disponibilizamos, também, as seguintes obras machadianas:

  • Memórias Póstumas de Brás Cubas (ANEXO 4)
  • Dom Casmurro (ANEXO 5)
  • Quincas Borba (ANEXO 6)
  1. Reflita sobre estes questionamentos:

a) Por que os professores ainda não utilizam em suas práticas os recursos digitais, embora estes sejam amplamente presentes na vida dos alunos?

b) De que forma a tecnologia pode ser uma aliada para as aulas de Literatura?

c) Qual a importância da transposição de uma obra literária para um gênero digital?

d) Levar o aluno a fazer uso de um recurso digital para a transposição de uma obra literária possibilita a aprendizagem ativa?

e) A transposição de uma obra literária para um gênero digital oportuniza uma maior aproximação do aluno com o cânone literário? Por quê?

f) Apresentar propostas didáticas em que os alunos ocupem o papel de protagonistas na autoria das transposições didáticas nos variados gêneros digitais, encorajá-los a se envolverem mais ativamente nas aulas de Literatura e, também, nas aulas de Produção Textual? Por quê?

g) O uso de recursos digitais pode facilitar a didática dos professores em sala de aula? De que maneira?

h) Basta apenas que o professor leve a tecnologia para a sala de aula para que sua prática seja considerada inovadora? Como tais recursos devem ser utilizados?

Além desses textos sugeridos, você pode também reler os materiais das disciplinas para a elaboração da proposta.

  1. Após o processo de reflexão, com base nas leituras sugeridas, além de outras que tenha pesquisado sobre o tema, organize sua produção textual interdisciplinar, orientando-se pela seguinte estrutura:
  • Capa e Folha de Rosto: Utilizar capa e folha de rosto padronizadas da instituição.
  • Introdução: No item introdutório do texto, o ideal é que seja realizada uma breve contextualização, com a apresentação do tema geral da proposta – “Transposição didática de obras machadianas por meio do uso de recursos digitais”, com reflexões que possam situar o leitor acerca do fio condutor do material. (1 lauda)
  • Desenvolvimento: Nesse item, considerando a situação problema, realizar:

a) Uma breve fundamentação teórica com base no eixo temático central da discussão evocada pela situação-problema. Para isso, retomar as reflexões realizadas a partir das questões apresentadas nestas orientações. Nessa discussão, você deve mobilizar referenciais teóricos que versem sobre o tema. (3 laudas)

b) Você deverá, com o respaldo da discussão teórica, apresentar o plano de aula elaborado, que leve em conta a proposta da situação-problema. Para isso, utilizar o modelo estrutural a seguir. (Até 2 laudas)

Especificamente no item “Procedimentos Metodológicos”, é importante descrever detalhadamente como será realizada a abordagem do conteúdo pelo professor, bem como de que forma o trabalho de transposição literária será proposto para os alunos. Nesse sentido, tendo em vista a situação-problema apresentada, nessa parte vocês, inicialmente, deverão explicar, sobretudo, de que forma a adaptação da obra literária será trabalhada em sala de aula com os alunos, apontando qual o recurso digital será utilizado e para qual gênero a transposição será efetuada. Sugerimos os seguintes gêneros e/ou recursos: podcast, storytelling, Canva, vídeo para Tik Tok, Fanfiction, entre outros. Assim, essa parte do plano de aula deve apresentar claramente o passo a passo das atividades realizadas nas aulas contempladas, lembrando que em boa parte delas os alunos é quem deverão ser os protagonistas do processo de ensino-aprendizagem.

  • Conclusão: Ao concluir o texto, devem ser retomadas as reflexões realizadas, com o registro, claro e consistente, do seu posicionamento final em relação à elucidação da situação-problema.
  • Anexos e/ou apêndices: Apresentar, caso sejam utilizados, materiais, imagens, fotografias ou registros.
  • Referências: Apresentar todas as fontes utilizadas para consulta na elaboração das propostas.
Avaliações (0)

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Portfólio Transposição didática de obras machadianas por meio do uso de recursos digitais” Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shipping & Delivery

Produtos relacionados

Compare

Portfólio Empreendedores: o caso da Le Charme Porcelanas

Administração, Portfólio O caso da Le Charme Porcelanas
R$49,90
Portfólio Empreendedores: o caso da Le Charme Porcelanas. Curso: Administração. Produção Textual Unopar | Anhanguera
Add to wishlist
Adicionar ao carrinho
Quick view
Compare

Portfólio H1N1 Enfermagem

Enfermagem, Portfólio H1N1
R$49,90
Portfólio H1N1 Enfermagem. Curso: Enfermagem. Produção Textual Unopar | Anhanguera
Add to wishlist
Adicionar ao carrinho
Quick view
Compare

Portfólio Quais são as tendências de negócios para 2022?

Empreendedorismo, Portfólio Quais são as tendências de negócios para 2022 - Empreendedorismo
R$49,90
Portfólio Quais são as tendências de negócios para 2022?. Curso: Empreendedorismo. Produção Textual Unopar | Anhanguera
Add to wishlist
Adicionar ao carrinho
Quick view
Compare

Portfólio Aplicações digitais: são sempre confiáveis?

Matemática, Portfólio Aplicações digitais: são sempre confiáveis? - Matemática
R$49,90
Portfólio Aplicações digitais: são sempre confiáveis?. Curso: Matemática - Licenciatura. Produção Textual Unopar | Anhanguera
Add to wishlist
Adicionar ao carrinho
Quick view
Compare

Portfólio Estratégias organizacionais no varejo: Analisando tendências como fonte de competitividade

Gestão Comercial, Portfólio Estratégias organizacionais no varejo
R$49,90
Portfólio Estratégias organizacionais no varejo: Analisando tendências como fonte de competitividade. Curso: Gestão Comercial. Produção Textual Unopar | Anhanguera
Add to wishlist
Adicionar ao carrinho
Quick view
Compare

Portfólio Saúde coletiva e alimentação saudável

Nutrição, Portfólio Saúde coletiva e alimentação saudável - Nutrição
R$49,90
Portfólio Saúde coletiva e alimentação saudável. Curso: Nutrição. Produção Textual Unopar | Anhanguera
Add to wishlist
Adicionar ao carrinho
Quick view
Compare

Portfólio Soft Milho

Ciências Econômicas, Portfólio Soft Milho - Ciências Econômicas
R$49,90
Portfólio Soft Milho. Curso: Ciências Econômicas. Produção Textual Unopar | Anhanguera
Add to wishlist
Adicionar ao carrinho
Quick view
Compare

Portfólio Diversificação da produção da empresa PLANTE BEM

Ciências Econômicas, Portfólio Plante Bem
R$49,90
Portfólio Diversificação da produção da empresa PLANTE BEM. Curso: Ciências Econômicas. Produção Textual Unopar | Anhanguera
Add to wishlist
Adicionar ao carrinho
Quick view
[html_block id="258"]
CONSULTORIA PORTFOLIOS 2022 | Todos os direitos reservados.
payments
  • Menu
  • Categories
  • INÍCIO
  • CATÁLOGO DE PRODUTOS
  • MINHA CONTA
  • CONTATO
  • INÍCIO
  • CATÁLOGO DE PRODUTOS
  • MINHA CONTA
  • CONTATO
Carrinho
Fechar

Sign in

Fechar

Lost your password?

No account yet?

Create an Account
✕
Portfólios
0 Favoritos
0 items Carrinho
Minha conta

Precisa de ajuda ? Fale Conosco