| CURSO: |
| CIÊNCIAS CONTÁBEIS – BACHARELADO |
| COMPONENTE CURRICULAR: |
| PROJETO DE EXTENSÃO I – CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
| PROGRAMA DE EXTENSÃO: |
| PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE. |
| FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: |
| Os potenciais benefícios da realização de atividades extensionistas no curso de Ciências Contábeis vinculadas pelo Programa de Contexto à Comunidade são estreitar o relacionamento do saber universitário com a comunidade, por meio das contribuições na resolução de problemas sociais presentes no contexto e, por outro lado, possibilitar o desenvolvimento de competências profissionais e de cidadania e soft skills específicas no corpo discente do curso. As ações poderão ser realizadas em diversos locais, dependendo do problema identificado, sendo algumas possibilidades: Associação de Bairro, Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena Empresa. |
| COMPETÊNCIAS: |
| I – Identificar e analisar processos contábeis com visão sistêmica e interdisciplinar;II – Interpretar e aplicar as normatizações, os pronunciamentos e as legislações inerentes à contabilidade, gerando informações para o processo decisório;
III – Elaborar pareceres e relatórios, valendo-se da quantificação de informações. |
| PERFIL DE EGRESSO: |
| A IES busca que o egresso do curso de Ciências Contábeis seja um profissional que tenha como pressupostos essenciais um perfil generalista, crítico, propositivo, dinâmico, humanístico e reflexivo, capaz de atuar como profissional ético, produzindo informações contábeis que subsidiem os usuários para a tomada de decisões, pronto para exercer as funções contábeis com conhecimento e proficiência técnica e científica, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida. |
| SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): |
| Análise e resolução de problemas
Flexibilidade e adaptação
Aprendizado Ativo |
| OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: |
| A extensão universitária do curso de Ciências Contábeis, por meio do Programa de Contexto à Comunidade, tem como principal objetivo a geração do novo saber originário da aplicação do conhecimento adquirido no curso durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações a partir de sua aprendizagem multidisciplinar adquirida no curso. |
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| CONTEÚDOS: |
| I – Teoria da contabilidade;II – Contabilidade e custos;
III – Legislação tributária;
IV – Sociedade e direitos humanos. |
| INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: |
| ALVES, Robinson. Teoria da contabilidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
FÉLIX, Gláucia Vieira. Legislação tributária. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
POLIZEL, Gisele Zanardi; VILLAVA; Wagner Luiz; SANTOS, Willian Ferreira dos. Contabilidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
PROENÇA, Fábio Rogério et al. Gestão de custo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014. |
| TEMPLATE PDCA: |
| Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS. |
| 1. PLANEJAMENTO (PLAN) |
| Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf.
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta. Portfólio Individual Projeto de Extensão – Ciências Contábeis
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu Relatório Final de Atividades Extensionistas.
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO |
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| DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO:
DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.
SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA
1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com maior frequência?
1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente curricular?
Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.
1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de extensão.
Se não for possível deve voltar à pergunta 1.
1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?
Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.
2. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas identificados?
3. Onde será realizada a ação?
4. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
5. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
6. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
7. Será necessário agendamento?
8. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação? |
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| IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO. |
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| PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO. |
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| IDEIAS E ANOTAÇÕES: |
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| 2. REALIZAÇÃO (DO) |
| CRONOGRAMA: |
| ATIVIDADES |
PER. 1 |
PER. 2 |
PER. 3 |
PER.4 |
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| 3. VERIFICAÇÃO (CHECK) |
| Planejamento: |
| Imersão realizada? |
| () SIM |
| () NÃO |
| Ideação realizada? |
| () SIM |
| () NÃO |
| Prototipação realizada? |
| () SIM |
| () NÃO |
| Planejamento está ok? |
| () SIM |
| () NÃO |
| Realização: |
| Cronograma realizado? |
| () SIM |
| () NÃO |
| Cronograma atende a realização do projeto? |
| () SIM |
| () NÃO |
| Verificação: |
| Cronograma atende a realização do projeto? |
| () SIM |
| () NÃO |
| Projeto atende a proposta da instituição escolhida? |
| () SIM |
| () NÃO |
| Houve necessidade de mudança de estratégia? |
| () SIM |
| () NÃO |
| Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias? |
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| 4. AÇÃO (ACT) |
| AÇÃO PROPOSTA: |
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| REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual. |
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