ALCANCE OS MELHORES RESULTADOS

ALCANCE OS MELHORES RESULTADOS

Consultoria Portfolios Consultoria Portfolios
Selecione a categoria
  • Selecione a categoria
  • Administração
    • Portfólio Como alinhar sua empresa com o ritmo de crescimento do mercado – Adm
    • Portfólio O caso da Le Charme Porcelanas
    • Portfólio Racismo e violência numa rede de varejo – Adm
    • Projeto de Extensão – Administração
    • Projeto de extensão I – Administração Pública
    • Projeto de extensão II – Administração
  • Agronegócio
    • Projeto de extensão II – Agronegócio
  • Agronomia
    • Portfólio A cultura do feijão (Phaseolus vulgaris) – Agronomia
    • Portfólio Manejo do solo para cultivo de Goiaba – Agronomia
    • Portfólio Manejo para produção de Uvas de clima temperado no Brasil – Agronomia
    • Portfólio Os sistemas agroflorestais – Agronomia
    • Portfólio Projeto de extensão I – Agronomia
  • Áreas de TI
    • Portfólio CST – A empresa DELTA
    • Portfólio Projeto de extensão I – Análise e desenvolvimento de sistemas
    • Portfólio Projeto de extensão I – Redes de computadores
    • Projeto de extensão I – Desenvolvimento Back-End
    • Projeto de extensão II – Análise e desenvolvimento de sistemas
    • Projeto Integrado – Ideia de uma aplicação inovadora
    • Projeto Integrado É bolha ou ressaca
    • Projeto integrado Inovação Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Desenvolvimento de um Sistema de Gerenciamento de Estoque
    • Projeto Integrado Uma parte fundamental de um computador é o processador – TI
  • Arquitetura e Urbanismo
    • Portfólio Projeto de extensão I – Arquitetura e Urbanismo
  • Biomedicina
    • Portfólio Infecções sexualmente transmissíveis
    • Projeto de extensão I – Biomedicina
  • Cibersegurança
    • Projeto de Extensão I – Cibersegurança
    • Projeto de extensão II Cibersegurança
    • Projeto integrado Síntese – Cibersegurança
  • Ciência da Computação
    • Portfólio Projeto de extensão II – Ciência da Computação
  • Ciência de dados
    • Projeto de extensão II – Ciência de dados
  • Ciências Biológicas
    • Projeto de extensão I – Ciências Biológicas
  • Ciências Contábeis
    • Estágio Ciências Contábeis – A Indústria Recomeço e Indústria Esperança
    • Portfólio Caso O município de Pato Roxo
    • Portfólio Grupo Econômico SOLUNAR – Ciências Contábeis
    • Portfólio Racismo e violência numa rede de varejo
    • Projeto de Extensão – Ciências Contábeis
    • Projeto de Extensão II – Ciências Contábeis
    • Relatório de Estágio Supervisionado – Ciências Contábeis
  • Ciências Econômicas
    • Portfólio Plante Bem
    • Portfólio Soft Milho – Ciências Econômicas
    • Projeto de extensão I – Ciências Econômicas
  • Coaching e desenvolvimento humano
    • Portfólio Projeto de extensão I – Coaching e desenvolvimento humano
    • Projeto de extensão II – Coaching e Desenvolvimento Humano
  • Comércio Exterior
    • Portfólio Projeto de extensão I – Comércio Exterior
    • Projeto de extensão II – Comércio exterior
  • Computação em nuvem
    • Projeto de extensão II – Computação em nuvem
  • Criminologia
    • Portfólio Projeto de extensão – Criminologia
    • Projeto de extensão II – Criminologia
  • Criptomoedas e Finanças na era digital
    • Portfólio Possibilidade de Diversificação de Investimentos
    • Portfólio Projeto de Extensão I – Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital
  • Design de Interiores
    • Projeto de extensão II – Design de Interiores
  • Design de Moda
    • Projeto de extensão I – Design de Moda
    • Projeto de extensão II – Design de Moda
    • Projeto Integrado Síntese Design de moda
  • Design Gráfico
    • Projeto de Extensão I – Design Gráfico
    • Projeto de extensão II – Design Gráfico
  • Direito
    • Projeto de extensão I – Direito
    • Projeto de extensão II – Direito
    • Projeto de extensão IV – Direito
  • Educação Física
    • Portfólio A expressão corporal e a dança
    • Portfólio Conteúdos de ensino na escola Pensando a Educação Física – EF
    • Portfólio Individual Projeto de extensão – Educação Física
    • Portfólio O conhecimento a cerca da intervenção profissional em Educação Física
    • Projeto de extensão – Formação Pedagógica em Educação Física
  • Empreendedorismo
    • Portfólio Quais são as tendências de negócios para 2022 – Empreendedorismo
    • Projeto de extensão I – Empreendedorismo e novos negócios
    • Projeto integrado – Empreendedorismo e Novos negócios
  • Enfermagem
    • Portfólio H1N1
    • Portfólio Infecção de ferida cirúrgica por microrganismos resistentes e a prática profissional
    • Projeto de extensão I – Enfermagem
    • Projeto de extensão II – Enfermagem
  • Engenharias
    • Engenharia Ambiental e Sanitária
    • Portfólio Ampliação da Escola Municipal Marechal Alberto – Engenharia
    • Portfólio Indústria Rocket Wings Co – Engenharia
    • Portfólio Projeto de extensão I – Engenharia Civil
    • Projeto de extensão I – Engenharia de controle e automação
    • Projeto de extensão I – Engenharia de Produção
    • Projeto de extensão I – Engenharia de Software
    • Projeto de extensão I – Engenharia Elétrica
    • Projeto de extensão I – Engenharia Mecânica
    • Projeto de extensão II – Engenharia Civil
    • Projeto de Extensão II – Engenharia de Produção
    • Projeto de Extensão II – Engenharia Elétrica
    • Roteiro Aula Prática Redes e Sistemas Distribuídos – Engenharia
  • Farmácia
    • Portfólio Desenvolvimento de um novo medicamento para tratamento da tuberculose – Farmácia
    • Projeto de extensão – Farmácia
    • Projeto de extensão II – Farmácia
  • Filosofia
    • Portfólio Emancipação da humanidade
    • Projeto de extensão I – Filosofia
  • Fisioterapia
    • Portfólio Lesão por esforço repetitivo em atleta de elite
    • Projeto de extensão I – Fisioterapia
    • Projeto de extensão II – Fisioterapia
  • Fotografia
    • Projeto de extensão I – Fotografia
    • Projeto de extensão II – Fotografia
  • Gastronomia
    • Projeto de extensão I – Gastronomia
    • Projeto de extensão II – Gastronomia
  • Geografia
    • Portfólio A importância do INPE para o monitoramento do território brasileiro
    • Portfólio Análise de aulas e Metodologias ativas – Geografia
    • Portfólio Fome no Brasil
    • Portfólio Projeto de extensão I – Geografia
  • Gestão
    • Projeto Integrado I – Gestão
  • Gestão Ambiental
    • Portfólio Projeto de extensão I – Gestão Ambiental
    • Portfólio Recuperação de Área Degradada em Mineração Ilegal – Gestão Ambiental
    • Projeto de extensão II – Gestão Ambiental
    • Projeto Integrado Síntese – Gestão Ambiental
  • Gestão Comercial
    • Portfólio Estratégias organizacionais no varejo
    • Portfólio Projeto de extensão I – Gestão Comercial
    • Projeto de Extensão II – Gestão Comercial
  • Gestão da Produção Industrial
    • Portfólio Fábrica de Chocolates Maravilha Cacau – Gestão da Produção Industrial
    • Portfólio Fabricação de cachaça artesanal
    • Projeto de Extensão – Gestão da Produção Industrial
    • Projeto de Extensão II – Gestão da Produção Industrial
    • Projeto Integrado – Gestão da Produção Industrial
    • Projeto integrado Gestão da Produção Industrial – Solaris Energias Renováveis
  • Gestão da Qualidade
    • Portfólio O pedido foi trocado
    • Portfólio Projeto de extensão I – Gestão da qualidade
    • Projeto de extensão II – Gestão da Qualidade
    • Roteiro de Aula Prática Metrologia e Controle Geométrico
  • Gestão da Tecnologia da informação
    • Projeto de extensão I – Gestão da Tecnologia da informação
  • Gestão de Cooperativas
    • Portfólio Projeto de extensão I – Gestão de Cooperativas
  • Gestão de Produto
    • Portfólio Projeto de extensão I – Gestão de Produto
    • Projeto de Extensão II – Gestão de Produto
  • Gestão de Recursos Humanos
    • Projeto de extensão II – Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão de Saúde Pública
    • Portfólio Programa Previne Brasil e o Indicador Diabetes – Gestão Saúde Pública
    • Portfólio Projeto de extensão I – Gestão da Saúde Pública
    • Projeto de extensão II – Gestão de Saúde Pública
    • Projeto Integrado Gestão de Saúde Pública – “Inovação viável e sustentável na Gestão em Saúde Pública”
    • Projeto Integrado Síntese – Gestão de Saúde Pública
  • Gestão de Segurança Privada
    • Projeto Integrado Inovação – Gestão de Segurança Privada
  • Gestão de Turismo
    • Portfólio Turismo na melhor idade – Gestão de Turismo
    • Projeto de extensão II – Gestão de turismo
  • Gestão Financeira
    • Portfólio Análise de um projeto de expansão e outras alternativas de investimentos – Gestão financeira
    • Projeto de Extensão – Gestão Financeira
    • Projeto de Extensão II – Gestão Financeira
  • Gestão Hospitalar
    • Portfólio Hospital Brasileiro
    • Portfólio O que a pandemia revelou sobre a Atenção Básica do SUS – Gestão Hospitalar
    • Portfólio Projeto de extensão I – Gestão Hospitalar
    • Projeto de extensão II – Gestão Hospitalar
    • Projeto Integrado – Gestão Hospitalar
  • Gestão Portuária
    • Portfólio Projeto de extensão I – Gestão Portuária
    • Projeto Integrado – Gestão Portúaria
  • Gestão Pública
    • Portfólio Os impactos da Pandemia na Gestão Pública e na Economia
    • Projeto de Extensão – Gestão Pública
    • Projeto Integrado Inovação Gestão Pública – Desenvolvimento do pensamento crítico sobre as perspectivas tecnológicas
    • Projeto Integrado Síntese – Gestão Pública
  • História
    • Portfólio historicidade do direito a posse de terras pelos povos originários
    • Portfólio Historiografia e noções de trabalho – História
    • Portfólio Projeto de extensão I – História
  • Inteligência de mercado e análise de dados
    • Portfólio Projeto de extensão I – Inteligência de mercado e análise de dados
    • Projeto de extensão II – Inteligência de mercado e análise de dados
  • Investigação e Perícia Criminal
    • Portfólio Intoxicação por Monóxido de Carbono – Investigação e Perícia Criminal
    • Projeto Integrado Inovação Investigação e Perícia Criminal – Desenvolvimento do pensamento crítico sobre as perspectivas tecnológicas
    • Projeto Integrado Síntese – Investigação e perícia criminal
  • Jornalismo
    • Projeto de Extensão I – Jornalismo
  • Letras
    • Portfólio Projeto de extensão – Letras Português
    • Portfólio Transposição didática de obras machadianas por meio do uso de recursos
    • Projeto de extensão – Formação Pedagógica em Letras Inglês
    • Projeto de extensão I – Letras – Português Inglês
  • Logística
    • Portfólio O mercado de suplementos alimentares e seus desafios logísticos – Logística
    • Projeto de Extensão – Logística
    • Projeto de extensão II – Logística
  • Marketing
    • Projeto de extensão I – Marketing
    • Projeto de extensão I – Publicidade e propaganda – Marketing
  • Marketing Digital
    • Portfólio Aplicativo (App) É dia de feira
    • Portfólio Humanização e engajamento da marca
    • Portfólio Projeto de extensão – Marketing Digital 
    • Portfólio ZUE Porcelanas
    • Projeto Integrado Inovação Marketing Digital – Otimização de um e-commerce com auxílio do Marketing Digital
    • Projeto Integrado Síntese em Marketing Digital  InnovaConselho
  • Matemática
    • Portfólio Aplicações digitais: são sempre confiáveis? – Matemática
    • Portfólio Criando um blog voltado para alunos do Ensino Superior
    • Portfólio Projeto de extensão I – Matemática
    • Projeto de Extensão – Formação Pedagógica em Matemática
    • Projeto de extensão II – Matemática
  • Mediação
    • Projeto de extensão I – Mediação
  • Medicina Veterinária
    • Portfólio Projeto de extensão I – Medicina Veterinária
    • Projeto de extensão II – Medicina Veterinária
  • Negócios Imobiliários
    • Atividade Prática Reclamações no setor imobiliário
    • Portfólio Condomínio Residencial Minerva – Negócios Imobiliários
    • Projeto de Extensão I – Negócios Imobiliários
    • Projeto de extensão II – Negócios Imobiliários
    • Projeto Integrado Inovação II – Negócios Imobiliários “Jardins da (DES)harmonia”
    • Projeto Integrado Negócios Imobiliários
  • Nutrição
    • Portfólio Acidente Vascular Cerebral – Nutrição
    • Portfólio Culinária Funcional – Nutrição
    • Portfólio Saúde coletiva e alimentação saudável – Nutrição
    • Projeto de Extensão – Nutrição
    • Projeto de extensão II – Nutrição
  • Odontologia
    • Portfólio Projeto de extensão – Odontologia
    • Projeto de extensão II – Odontologia
  • Pedagogia
    • Plano de trabalho de estágio cursos de licenciatura Pedagogia – Estágio II anos iniciais do ensino fundamental
    • Portfólio A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental – Pedagogia
    • Portfólio Aprendizagem Baseada em Projetos
    • Portfólio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos – Pedagogia
    • Projeto de extensão – 2ª Licenciatura em Pedagogia
    • Projeto de Extensão I – Pedagogia
    • Projeto de extensão I – Psicopedagogia
  • Podologia
    • Portfólio Projeto de extensão I – Podologia
    • Projeto Integrado – Podologia
    • Projeto integrado Inovação Podologia – As doenças podológicas e a relação com a saúde e qualidade de vida
  • Processos Gerenciais
    • Portfólio Case Turbi
    • Portfólio Projeto de extensão I – Processos Gerenciais
    • Projeto de extensão II – Processos Gerenciais
  • Produção Cervejeira
    • Projeto de extensão I – Produção Cervejeira
  • Psicologia
    • Projeto de extensão I – Psicologia
    • Projeto de extensão II – Psicologia
    • Projeto de Extensão III – Psicologia
  • Química
    • Projeto de extensão I – Química
  • Radiologia
    • Atividade prática Anatomia das imagens – Radiologia
    • Atividade prática Dosimetria das radiações
    • Portfólio O papel do diagnóstico por imagem na COVID-19 – Radiologia
    • Projeto de Extensão – Radiologia
    • Projeto de extensão II – Radiologia
    • Projeto Integrado – Radiologia
    • Projeto Integrado Inovação Radiologia – Acessibilidade no setor de Radiologia: Promovendo a equidade no cuidado a Saúde
    • Roteiro Aula Prática – Exames Radiológicos Especiais
    • Roteiro Aula Prática – Medicina Nuclear e Radioterapia
    • Roteiro Aula Prática – Proteção Radiológica
    • Roteiro Aula Prática – Radiologia Veterinária
    • Roteiro Aula Prática – Ressonância Magnética
  • Recursos Humanos
    • Portfólio Contribuições de uma Consultoria de Recursos Humanos
    • Projeto de extensão – Gestão em Recursos Humanos
  • Redes de computadores
    • Projeto de extensão II – Redes de computadores
    • Projeto Integrado I – Redes de computadores
  • Relações internacionais
    • Projeto de extensão I – Relações internacionais
  • Secretariado
    • Portfólio Projeto de extensão I – Secretariado
    • Projeto de Extensão II – Secretariado
    • Projeto Integrado – Secretariado
    • Projeto Integrado Secretariado – Plano de Ação – A importância da comunicação no contexto empresarial
  • Segurança da informação
    • Projeto de extensão I – Segurança da informação
    • Projeto de extensão II – Segurança da informação
  • Segurança no trabalho
    • Projeto de extensão I – Segurança no trabalho
  • Segurança Privada
    • Projeto de extensão I – Segurança Privada
  • Segurança Pública
    • Portfólio População carcerária brasileira
    • Projeto de extensão I – Segurança Pública
    • Projeto de Extensão II – Segurança Pública
    • Projeto Integrado Síntese – Segurança Pública
  • Sem Categoria
    • Projeto Integrado – Para a estratégia ser eficaz ela precisa estar alinhada com o design do negócio
  • Serviço Social
    • Estágio em Serviço Social I – Caracterização Sócio Institucional
    • Portfólio A implementação de Políticas Públicas
    • Portfólio Crianças e adolescentes e as Políticas Públicas
    • Portfólio Direito à alimentação
    • Projeto de extensão – Serviço Social
    • Projeto de extensão II – Serviço Social
  • Serviços Jurídicos
    • Portfólio Projeto de extensão I – Serviços Jurídicos, Cartorários e notariais
    • Projeto de extensão II – Serviços jurídicos
    • Projeto Integrado Síntese – Serviços jurídicos, cartorários e notariais
  • Sistemas de Informação
    • Projeto de extensão I – Sistemas de Informação
  • Sistemas para internet
    • Projeto de extensão I – Sistemas para internet
  • Sociologia
    • Projeto de extensão I – Sociologia
  • Tecnologia da informação
    • Projeto Integrado – Tecnologia da informação
  • Tecnologia em Gastronomia
    • Portfólio Catering
  • Tecnólogo em Eventos
    • Projeto de extensão I – Eventos
  • Teologia
    • Projeto de extensão I – Teologia
  • Terapias Integrativas e complementares
    • Portfólio Projeto de extensão I – Terapias Integrativas e complementares
    • Projeto Integrado – Terapias Integrativas e Complementares
    • Projeto Integrado Terapias Integrativas e Complementares – Saúde e qualidade de vida: políticas públicas e o autocuidado
Entrar/Registrar
0 Favoritos
0 items / R$0,00
Menu
Consultoria Portfolios Consultoria Portfolios
0 items / R$0,00
  • INÍCIO
  • CATÁLOGO DE PRODUTOS
  • MINHA CONTA
  • CONTATO
Click to enlarge
Início Gestão Comercial Portfólio Estratégias organizacionais no varejo Portfólio Estratégias organizacionais no varejo: Analisando tendências como fonte de competitividade
Portfólio Direito à alimentação. Reflexão sobre a proteção social e o papel do Estado R$49,90
Back to products
Portfólio O papel do diagnóstico por imagem na COVID-19 R$49,90

Portfólio Estratégias organizacionais no varejo: Analisando tendências como fonte de competitividade

R$49,90

Portfólio Estratégias organizacionais no varejo: Analisando tendências como fonte de competitividade. Curso: Gestão Comercial. Produção Textual Unopar | Anhanguera

Compare
Add to wishlist
Categorias: Gestão Comercial, Portfólio Estratégias organizacionais no varejo Tags: estrategias, fonte de competitividade, organizacionais no varejo, portfolio
Share:
  • Descrição
  • Avaliações (0)
  • Shipping & Delivery
Descrição

PORTFÓLIO ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO VAREJO: ANALISANDO TENDÊNCIAS COMO FONTE DE COMPETITIVIDADE

CURSO: GESTÃO COMERCIAL

SEMESTRE: 3º E 4º

 

A presente proposta de Produção Textual Individual (PTI) terá como temática central “Estratégias organizacionais no Varejo: analisando tendências como fonte de competitividade”.

Tal temática foi escolhida a fim de possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos trabalhados nas disciplinas deste semestre. Na PTI, você deverá conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) para a realização das atividades previstas. Siga as orientações disponibilizadas neste manual, além de demais fontes de conteúdo complementares!

Inicialmente, para podermos fazer as associações que esta PTI propõe, veja o trecho da matéria a seguir:

As 7 tendências que precisam estar no radar dos varejistas em 2022

Por Bernardo Carneiro/ Publicado em 29/12/2021 18:30

Após quase dois anos de pandemia, o mercado consumidor foi totalmente transformado. […] O fenômeno das compras com um clique foi tão grande nesse período que novas tecnologias ganharam destaque e devem atingir uma escala impensável em 2022.

Confira abaixo sete tendências que acredito que ganharão ainda mais força no próximo ano.

1.  Jornada (realmente) multicanal

As empresas precisam atuar nos meios online e offline de forma verdadeiramente integrada. Se um consumidor adquire um produto online e deseja devolver na loja física, isso deve ser possível e vice- versa.

2.  Customer Relationship Management (CRM) – conhecer o seu cliente

Outra grande tendência é a centralização da base de dados dos clientes. É preciso investir em sistemas e tecnologias para identificar os gostos e hábitos do consumidor independentemente do canal onde é feita a compra.

3.  Live Commerce

O live commerce é uma ferramenta que viralizou na internet. Vinda da China, consiste em vendas feitas em transmissões ao vivo, normalmente, nas redes sociais. Os produtos são mostrados e testados durante uma live e ficam disponíveis para compra em tempo real.

[…]

7. PIX no e-commerce:

O PIX é um meio de pagamento eletrônico instantâneo, lançado em novembro de 2020 e já conta com mais de 100 milhões de usuários.

Estas são apenas algumas tendências […]. E o que elas têm em comum? Melhoram a experiência do consumidor: seja em ofertas personalizadas, entregas rápidas, pagamentos sem fricção, engajamento e relacionamento com as marcas.

 

Agora vamos conhecer a SGA?

Lis é empreendedora e possui uma loja de roupas femininas localizada em sua cidade a qual possui cerca de 500 mil habitantes. Sua loja já está há 4 anos no mercado, tendo como único canal de vendas a praça online, oferecendo seus produtos em site próprio da empresa e redes sociais – Instagram oficial da loja, que conta com cerca de 28 mil seguidores.

Lis tem 25 anos e seu nicho de mercado é composto, essencialmente, por mulheres – embora algumas peças sejam versáteis, podendo ser compradas por ambos os gêneros – de faixa etária semelhante e dos públicos A e B. São peças casuais, que mesclam um estilo clássico com moderno, trazendo informação de moda e elegância aos looks – segundo a própria Lis.

Sempre antenada com as tendências do mercado em que atua, buscando estabelecer um contato direto com seu público a fim de atender suas necessidades, Lis – juntamente com sua equipe – pensa no lançamento de cada coleção respaldada em muito estudo e informações resultantes de pesquisas junto aos seus consumidores, concorrentes, análise setorial, econômicas e projeções de cenários.

Nos últimos meses, Lis implementou a estratégia da Live Commerce, transmitidas via Instagram Oficial no último final de semana do mês, apresentando peças que estão com preços mais baixos no site ou que saíram do site por terem poucas numerações, ou serem, até mesmo, peças únicas, concretizando as vendas ao vivo, em tempo real, com pagamento via PIX!

Além de perceber um retorno positivamente expressivo quanto ao número de vendas nas lives, Lis percebeu que várias consumidoras perguntavam sobre os acessórios que ela aparecia usando na transmissão… as consumidoras questionavam se os brincos, colares, anéis utilizados por ela no momento de apresentação das roupas também estavam à venda e de qual marca eram. Tal fato fez com que a equipe de Lis sugerisse à venda desses itens também! Seria interessante acrescentar ao portfólio de produtos da loja, peças com acabamento em joia que conversassem com o estilo proposto pela marca?

No entanto, este ponto não foi o único que começou a permear a mente empreendedora de Lis. Ter um espaço físico ou oferecer bags (sacolas) de roupas para que as clientes pudessem experimentar roupas antes de adquirir é algo que Lis já vinha pensando em implementar a algum tempo – mesclar os ambientes online com off-line pode ser uma estratégia interessante para potencializar o relacionamento com o cliente, além de abraçar outros públicos, como, por exemplo, aqueles que ainda não se sentem totalmente à vontade em comprar roupas totalmente online.

Partindo do exposto, a missão principal é auxiliar Lis nas tomadas de decisões com relação à essa mescla dos ambientes online e office, e da possível expansão de seu portfólio de produtos – acrescentando acessórios com acabamento em joia.

 

AGORA É COM VOCÊ!

Levando em consideração a SGA, responda todos os questionamentos apresentados abaixo. Eles foram elaborados com base nas disciplinas ministradas ao longo deste semestre. A sua participação nesta atividade é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento das competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional.

ETAPA 1:

De maneira geral, as decisões que Lis precisa tomar têm origem em aspectos estratégicos que permeiam a própria lógica do consumo, bem como fatores associados ao comportamento do consumidor. Inicialmente, então, é importante refletirmos sobre essa lógica do consumo: “consumimos para obtermos soluções”, seja essa solução voltada para “resolver” um problema, ou uma necessidade, ou um desejo, ou uma expectativa. Do ponto de vista organizacional, oferecemos então – na forma de bens e serviços – tais soluções que satisfaçam os clientes! Neste sentido, é de suma importância que Lis identifique e compreenda a real necessidade/desejo/expectativa de seu público alvo ao consumir, além das peças de roupas, os acessórios e quais atributos ou características tais produtos devem possuir!

No contexto da empresa de Lis – em especial, no que tange à expansão de seu portfólio de produtos, introduzindo peças com acabamento em joia – em sua missão de auxiliá-la, uma ferramenta interessante que você pode sugerir para Lis é a ferramenta QFD (Quality Function Deployment), que em português significa Desdobramento da Função Qualidade. O QFD consiste em um método utilizado para conceber, configurar e desenvolver um produto a partir das necessidades e desejos dos clientes e, a partir daí, elencar os métodos de controle de qualidade que deverão ser observados nos processos e produto final. Considerando que a introdução desses novos produtos atingirá novas necessidades de seu público, é importante entender o que seus consumidores esperam encontrar nesses produtos: peças clássicas? Antialérgicas? Com banho em ouro? Prata? Com pedraria ou pedras naturais? Com qual faixa de preço?

Para construir seu quadro, é importante também buscar informações em diversas fontes sobre o público consumidor de acessórios, suas preferências, gostos e expectativas, bem como hábitos culturais – imagine que a empresa de Lis está no seu Estado, considerando então aspectos regionais.

 

ETAPA 2:

Outro importante fator que Lis precisa se atentar é na formação do preço de venda dos novos produtos que irá oferecer, até mesmo para projetar possíveis receitas e viabilidade dessa alteração de portfólio!

De maneira mais ampla, sabemos que um bom preço de venda é constituído a partir da junção da tríade: CUSTOS; CONSUMIDOR; CONCORRÊNCIA.

Ou seja, além da importância de o preço de venda custear os gastos organizacionais (diretos e indiretos – a partir de técnicas de rateio), acrescidos de uma margem de lucro, é fundamental que o preço final esteja coerente ao que o consumidor deseja pagar e que também seja um preço competitivo se comparado com a concorrência!

Neste sentido, com relação à parte de CUSTOS, é preciso uma boa gestão de custos para sua efetiva delimitação! Já na parte de CONSUMIDOR e CONCORRÊNCIA, a pesquisa de mercado se torna uma ferramenta determinante.

Imagine que a equipe de gestão financeira de Lis já está contabilizando todos os custos organizacionais envolvidos com a compra e revenda de acessórios e você, enquanto consultor ficou responsável pelo estudo e análise da visão do público consumidor e concorrência. A ideia é que depois, você se reúna com a equipe de gestão financeira para unirem as três vertentes e delimitarem o preço final!

Vamos lá então:

No que tange ao consumidor, é preciso identificar o que tem valor para o público. Ou seja, quais aspectos que o produto precisa ter para que o cliente se pré-disponha a pagar o preço monetário! E, logo, qual é a faixa de quantia monetária que o consumidor estaria disposto a desembolsar para receber em troca os valores percebidos no produto. Para coletar tais informações, você sugeriu a realização de uma Pesquisa de Mercado para viabilidade mercadológica. Sua missão nesta etapa consiste na elaboração do instrumento de Pesquisa:

  • Faça um esboço de um questionário que contenha de 6 a 8 perguntas objetivas (ou seja, questões de múltipla escolha), que seria aplicado junto ao público alvo para verificar valor percebido e intenção de preço.

Agora, no que tange à concorrência, sua missão consiste em uma pesquisa quanto aos principais concorrentes que oferecem produtos semelhantes ao que a empresa de Lis pretende inserir em seu portfólio: acessórios com acabamento em joia (e os demais atributos/especificações vão depender do que você elencou na ETAPA 1).

  • Faça uma pesquisa na web e encontre 3 empresas da sua região que vendem produtos com especificações semelhantes. Faça um resumo de cada uma delas, apresentando principais produtos; preços; tire print (fotos) dos produtos oferecidos. Analise os sites, como essas empresas se .. (Imagine que esses resumos sobre a concorrência serão apresentados à Lis para que ela possa ter uma visão geral e possa conhecer seus concorrentes principais).

 

ETAPA 3:

De maneira geral, o comportamento de compra diz respeito ao processo decisório por parte do consumidor o qual possui 5 etapas: 1. Início na identificação das necessidades; 2. A partir daí segue para a busca de informações; 3. Avaliação das alternativas disponíveis; 4. A escolha em si, e, por fim; 5. Avaliação pós-escolha. Ainda, este processo todo abarca questões lógicas/ racionais e

O entendimento sobre como se dá esse movimento que leva o consumidor a decidir ou não por determinada aquisição, nos permite – enquanto profissionais do campo – elaborar estratégias e ações que, além de identificar as necessidades que dão início ao processo, sensibilizem e instiguem os consumidores a aflorarem seu lado emocional, exercendo influência também no processo de percepção que perpassa os receptores sensoriais.

Neste sentido, dentre as diferentes formas sob as quais o marketing pode se expressar, nos auxiliando então no atendimento das necessidades e desejos humanos, podemos citar o Marketing de Experiências e o Marketing Sensorial.

Ambos são voltados para questões subjetivas e complexas que podem ser, até mesmo, complementares.

Sobre o Marketing Experimental, este é mais voltado à criação de estímulos que resultem em emoções positivas, partindo de um conhecimento profundo sobre o cliente; enquanto o Marketing Sensorial é mais voltado ao uso de ferramentas que visam apurar positivamente os 5 sentidos (olfato; paladar; tato; audição; visão).

Mas, por qual motivo estamos falando desses conceitos? Vamos lá:

Você se lembra que Lis também tem a intenção de mesclar o online com o off-line? Pois então! Lis não sabe muito bem como implementar essa mescla – se com a abertura de um espaço físico; ou prestação de um novo serviço: bags/sacolas de roupas entregues na residência do consumidor, mediante sua solicitação e sem compromisso, para prova e escolha das peças.

Considerando que a abertura de um espaço físico, inicialmente, é mais custosa, Lis está pensando em iniciar com a estratégia das bags. Sua missão então nesta etapa, é auxiliar a empresa respondendo:

  • Como o Marketing Sensorial e o Marketing de Experiências seriam colocados em prática com as bags? Quais elementos seriam agregados aos produtos oferecidos para que sejam trabalhados os sentidos e experiências? O que justificaria a implementação dessa estratégia? Seria algo interessante para o público?
Avaliações (0)

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Portfólio Estratégias organizacionais no varejo: Analisando tendências como fonte de competitividade” Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shipping & Delivery

Produtos relacionados

Compare

Portfólio Aplicações digitais: são sempre confiáveis?

Matemática, Portfólio Aplicações digitais: são sempre confiáveis? - Matemática
R$49,90
Portfólio Aplicações digitais: são sempre confiáveis?. Curso: Matemática - Licenciatura. Produção Textual Unopar | Anhanguera
Add to wishlist
Adicionar ao carrinho
Quick view
Compare

Portfólio Fábrica de chocolates “Maravilha Cacau”

Gestão da Produção Industrial, Portfólio Fábrica de Chocolates Maravilha Cacau - Gestão da Produção Industrial
R$49,90
Portfólio Uma indústria de chocolate Maravilha Cacau. Curso: Gestão da Produção Industrial. Produção Textual Unopar | Anhanguera
Add to wishlist
Adicionar ao carrinho
Quick view
Compare

Portfólio Condomínio Residencial Minerva

Negócios Imobiliários, Portfólio Condomínio Residencial Minerva - Negócios Imobiliários
R$49,90
Portfólio Condomínio Residencial Minerva. Curso: Negócios Imobiliários. Produção Textual Unopar | Anhanguera
Add to wishlist
Adicionar ao carrinho
Quick view
Compare

Portfólio População carcerária brasileira: possíveis implicações de um cenário caótico

Segurança Pública, Portfólio População carcerária brasileira
R$49,90
Portfólio População carcerária brasileira: possíveis implicações de um cenário caótico. Curso: Segurança Pública. Produção Textual Unopar | Anhanguera
Add to wishlist
Adicionar ao carrinho
Quick view
Compare

Portfólio Desenvolvimento de um novo medicamento para tratamento da tuberculose

Farmácia, Portfólio Desenvolvimento de um novo medicamento para tratamento da tuberculose - Farmácia
R$49,90
Portfólio Desenvolvimento de um novo medicamento para tratamento da tuberculose. Curso: Farmácia. Produção Textual Unopar | Anhanguera
Add to wishlist
Adicionar ao carrinho
Quick view
Compare

Portfólio Como alinhar sua empresa com o ritmo de crescimento do mercado

Administração, Portfólio Como alinhar sua empresa com o ritmo de crescimento do mercado - Adm
R$49,90
Portfólio Como alinhar sua empresa com o ritmo de crescimento do mercado. Curso; Administração. Produção Textual Unopar | Anhanguera
Add to wishlist
Adicionar ao carrinho
Quick view
Compare

Portfólio A expressão corporal e a dança: Intervenções tecnológicas direcionadas às brincadeiras e e-games a serviço da atividade física adaptada

Educação Física, Portfólio A expressão corporal e a dança
R$49,90
Portfólio A expressão corporal e a dança: Intervenções tecnológicas direcionadas às brincadeiras e e-games a serviço da atividade física adaptada. Curso: Educação Física. Produção Textual Unopar | Anhanguera
Add to wishlist
Adicionar ao carrinho
Quick view
Compare

Portfólio Manejo do solo para cultivo de Goiaba

Agronomia, Portfólio Manejo do solo para cultivo de Goiaba - Agronomia
R$49,90
Portfólio Manejo do solo para cultivo de Goiaba. Curso: Agronomia. Produção Textual Unopar | Anhanguera
Add to wishlist
Adicionar ao carrinho
Quick view
[html_block id="258"]
CONSULTORIA PORTFOLIOS 2022 | Todos os direitos reservados.
payments
  • Menu
  • Categories
  • INÍCIO
  • CATÁLOGO DE PRODUTOS
  • MINHA CONTA
  • CONTATO
  • INÍCIO
  • CATÁLOGO DE PRODUTOS
  • MINHA CONTA
  • CONTATO
Carrinho
Fechar

Sign in

Fechar

Lost your password?

No account yet?

Create an Account
✕
Portfólios
0 Favoritos
0 items Carrinho
Minha conta

Precisa de ajuda ? Fale Conosco