Projeto de Extensão II – Gestão de Produto
CURSO: | ||||||||||
CST EM GESTÃO DE PRODUTO | ||||||||||
COMPONENTE CURRICULAR: | ||||||||||
PROJETO DE EXTENSÃO II – GESTÃO DE PRODUTO | ||||||||||
PROGRAMA DE EXTENSÃO: | ||||||||||
PROGRAMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO. | ||||||||||
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: | ||||||||||
A finalidade da extensão no Programa de Inovação e Empreendedorismo do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Produto está relacionada ao desenvolvimento e implementação de iniciativas para o atendimento de problemas da sociedade, gerando oportunidade para elaborar, analisar e/ou implementar soluções que atendam questões locorregionais, como gestão da inovação, desenvolvimento e design de produto, novas tecnologias, lean startup, entre outros. São diversos os locais que poderão contemplar esse projeto extensionista, como: prefeituras; associações de bairros; escolas municipais e estaduais; instituições religiosas; organizações não governamentais (ONGs). | ||||||||||
COMPETÊNCIAS: | ||||||||||
I – Assegurar que as soluções sejam sempre guiadas pelas necessidades do mercado, entendendo que os clientes querem, bem como ser o defensor dos interesses deles dentro da organização;
II – Estar familiarizado com os termos de Product Management; III – Planejar e conduzir o design e o desenvolvimento de Produto. |
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PERFIL DO EGRESSO: | ||||||||||
A IES busca que o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Produto seja um profissional ético, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico, dinâmico, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Inovação e Empreendedorismo, o egresso possa desenvolver habilidades e competências que permita analisar, apoiar e implantar projetos de novos produtos ou melhoria na ação de divulgação e venda de produtos que já estão desenvolvidos, bem como interagir com as novas situações e demandas da sociedade, com isenção e responsabilidade social, comprometido com legislação, primando pela busca do conhecimento e da aprendizagem autônoma, investigativa, empreendedora e cooperativa com o emprego de perspectivas multidisciplinares. | ||||||||||
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): | ||||||||||
Análise e resolução de problemas Tomada de Decisão Aprendizado Ativo |
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OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: | ||||||||||
Os objetivos da extensão vinculados ao Programa de Inovação e Empreendedorismo do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Produto estão relacionados a atendimento de necessidades e desafios da área de gestão de produto. | ||||||||||
CONTEÚDOS: | ||||||||||
I – Gestão da inovação;
II – Desenvolvimento de produto; III – Lean startup; IV – Novas tecnologias; V – Gestão da qualidade. |
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INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: | ||||||||||
FREITAS FILHO, Fernando Luiz. Gestão da inovação: teoria e prática para implantação. São Paulo: Atlas, 2013.
JUGEND, Sérgio Luis Silva, SILVA, Sérgio da. Inovação e Desenvolvimento de Produtos: Práticas de Gestão e Casos Brasileiros. Rio de janeiro: LTC, 2013. ALBERTIN, Marcos. Gestão de processos e técnicas de produção enxuta. Curitiba: Intersaberes, 2016. QUEIROZ, Ana Carolina Spolidoro. Novas tecnologias e inovação organizacional: estudos de caso para analisar a relevância da variável confiança nos processos de implementação de tecnologia em um hospital privado. FGV. 2003. LOBO, Renato Nogueirol. Gestão da qualidade. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2020. |
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RELATÓRIO FINAL: | ||||||||||
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório! |
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DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS | ||||||||||
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): |
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Local de realização da atividade extensionista: | ||||||||||
Durante a ação: | ||||||||||
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado: | ||||||||||
Resultado da ação: | ||||||||||
Conclusão: | ||||||||||
Depoimentos (se houver): | ||||||||||
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio. Questões norteadoras: (1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas? (2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado? (3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas? Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas. |
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DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE
CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você. |
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual; Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto. |
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AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE: | ||||||||||
Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X: | ||||||||||
1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso? | ||||||||||
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2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização? | ||||||||||
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3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos? | ||||||||||
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4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes? | ||||||||||
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5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos? | ||||||||||
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6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino? | ||||||||||
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7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão.
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