PORTFÓLIO POSSIBILIDADE DE DIVERSIFICAÇÃO DE INVESTIMENTOS COM CRIPTOMOEDAS E BOLSA DE VALORES
CURSO: CST EM BLOCKCHAIN, CRIPTOMOEDAS E FINANÇAS NA ERA DIGITAL
SEMESTRE: 3º
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar que terá como temática “Possibilidade de Diversificação de Investimentos com Criptomoedas e Bolsa de Valores”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
No final deste manual, constam todas as informações necessárias para a construção do trabalho. Faça uma leitura na íntegra e observe todas as normas e orientações para que o desenvolvimento do trabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a atividade exige. Se houver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as instruções aqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa auxiliá-lo da melhor forma possível.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Para compreender a temática dessa atividade, leia os trechos extraídos dos artigos a seguir:
TEXTO 01
Apesar da sua volatilidade, as criptomoedas são um importante recurso para diversificar portfólios. É o que pensam os os especialistas Marcelo Sampaio, CEO da fintech de criptoativos Hashdex, e Reinaldo Rabelo, CEO da corretora Mercado Bitcoin, que participaram de evento promovido pela XP Inc hoje (24). O debate foi mediado por Jennie Li, estrategista de ações da XP, e Julia Aquino, analista quantitativa da Rico.
Segundo os executivos, o mercado de criptomoedas tem um comportamento bastante diferente do mercado financeiro tradicional. A negociação, por exemplo, ocorre 24 horas por dia, sem abertura ou fechamento de pregão, e sem regulação. Essas características fazem com que seja um mercado sensível, aponta Rabelo, com volatilidade elevada.
No entanto, elas também colaboram para que o ativo tenha pouca correlação com outras formas de investimento. Sampaio explica que, como o funcionamento das criptomoedas é significativamente diferente daquele dos mercados tradicionais, o uso desses ativos na composição de um portfólio pode ser interessante para a proteção de patrimônio. “A correlação entre o mercado de cripto e o tradicional vai aumentar à medida que as criptomoedas são adotadas. No início da pandemia, por exemplo, foi um mercado que caiu como todos os outros, mas se recuperou muito antes”, diz ele.
Para que investimentos em criptoativos sejam mais atrativos com o tempo, os CEOs acreditam que a criação de regulamentações é necessária e positiva. Não por acaso, golpes de hackers com criptomoedas podem varrer bilhões de empresas e corretoras.
“A culpa não é da tecnologia, e sim dos criminosos. Tudo que é novo pode ser alvo de crimes ou ser utilizado para o desenvolvimento social. Já temos algumas propostas de regulamentações, e o mercado vai se adaptar”, defende Rabelo.
A mesa também discutiu as aplicações de criptomoedas e blockchain (tecnologias usadas nas negociações desses ativos) no mundo real. Entre os destaques, os especialistas acreditam no uso de contratos inteligentes, transações digitais e NFTs, além do bitcoin como reserva de valor. “Talvez as utilidades mais legais ainda nem tenham sido inventadas”, diz Sampaio.
Além de as criptomoedas serem usadas para a diversificação, os debatedores ressaltaram a importância de vê-las como investimentos duradouros. Eles alertam, no entanto, que não existe consenso no mercado a respeito de seus preços no longo prazo. Ainda assim, os dois CEOs acreditam que as criptomoedas atualmente em negociação estão baratas. “O preço pago por não ter um criptoativo em sua carteira será muito maior”, afirma Sampaio.
Para aqueles que querem começar a investir no mercado, Rabelo orienta principalmente estudo e conhecimento de novas tendências e tecnologias. “Estar conectado com isso será um enriquecimento pessoal. É importante conhecer, estudar e aprender, além de investir”, diz. Sampaio, por sua vez, recomenda que o investimento inicial em criptoativos corresponda a não mais que 1% do patrimônio do investidor.
TEXTO 02 –
O número de pessoas físicas investindo na bolsa de valores não para de crescer: dobrou em 2020 e já ultrapassou 3,5 milhões de investidores em 2021. No entanto, a compra e a venda de ações não é um investimento tão simples quanto as aplicações em renda fixa, caso da poupança, e é necessário maior cuidado para garantir um retorno positivo.
As ações têm como vantagem um investimento inicial baixo e a possibilidade de recebimento periódico de dividendos. De uma forma geral, os papéis tendem a oferecer excelente rentabilidade a longo prazo e podem ser negociados a qualquer momento. Além disso, o Imposto de Renda é cobrado somente sobre os rendimentos, no momento da saída do investimento, para valores maiores que R$ 20 mil.
Contudo, a bolsa de valores é um investimento de risco. Técnicas e estratégias podem ajudar a identificar tendências de alta ou baixa de uma ação na bolsa de valores, mas os resultados nunca são garantidos. Por esse motivo, é necessário ter um mínimo de conhecimento para entrar no mercado financeiro com segurança.
Antes de realizar qualquer operação na bolsa de valores, é importante conhecer quais são seus objetivos com o investimento, suas expectativas e a tolerância aos riscos. Além de uma importante dica: a realização da análise do perfil do investidor é obrigatória, conforme Instrução Normativa n. 539 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O perfil do investidor influenciará nos tipos de ações a serem comprados. Investidores que querem uma renda mais estável devem buscar papéis de empresas de setores menos voláteis, como os de companhias de infraestrutura.
Já os mais agressivos podem optar por segmentos com forte sazonalidade, como varejo, companhias áreas e empresas de turismo.
Isso não significa, porém, que o investidor deve colocar todo seu capital em apenas um setor ou empresa da bolsa de valores. Uma das principais dicas de especialistas na hora de montar uma carteira de ações é diversificar o portfólio de investimentos. Dessa forma, o investidor poderá diminuir o risco das operações. Na escolha das ações, também é importante observar a saúde financeira da companhia. As ações de uma empresa sólida podem ter momentos de baixa, mas a médio e longo prazos tendem a recuperar seu valor.
O investidor deve ficar atento a fatores macroeconômicos, como a economia global e do país que a companhia faz parte, a inflação e a taxa de juros da economia e o cenário político. Devem compor a análise também as características microeconômicas, como o crescimento do setor, a receita, o custo e as dívidas da companhia e de suas concorrentes.
Outro ponto importante para encontrar o melhor momento para investir é acompanhar o comportamento do valor da ação. A análise técnica do gráfico permite identificar padrões para definir quais são os pontos mais favoráveis para a compra ou venda de um papel.
A negociação de ações na bolsa de valores é realizada apenas por meio de uma corretora. Além de intermediar os investimentos, essas empresas contam com uma equipe de especialistas para assessorar financeiramente os investidores e fornecem periodicamente relatórios de empresas e análises de mercado com informações cruciais.
SITUAÇÃO-PROBLEMA
Conheça a história de João!
João trabalha como gerente financeiro em uma indústria e nos últimos anos conseguiu acumular uma reserva financeira e decidiu investir esse capital. No entanto, João ainda está confuso pois ele ouviu falar de diversas possibilidades de investimentos desde renda fixa, ações e criptomoedas.
Após algumas leituras João chegou na conclusão que diversificar é uma ótima possibilidade e por isso quer conhecer mais dos diversos tipos de investimentos possíveis. Para isso ele vai contar com a sua ajuda para tirar as suas principais dúvidas no mundo dos investimentos, por meio do passo a passo a seguir:
TAREFAS
PASSO 01
Lei o seguinte texto:
[…]a Comissão da União Europeia tomou medidas para expandir o quadro regulatório concernente aos serviços digitais. Neste sentido, pretende-se – tal como o legislador do GWB e a FTC dos EUA – conter, em particular, a influência dos operadores de plataformas poderosas do mercado no seu papel de guardiães dos serviços disponíveis aos usuários, mas também em medidas através das quais se possa exercer influência sobre a forma dos serviços oferecidos nas plataformas, por exemplo, sobre a remoção de conteúdos ilegais. A Comissão da União Europeia elaborou dois documentos sobre os quais o Conselho e o Parlamento Europeus devem decidir. Trata-se de um regulamento sobre mercados digitais, e um regulamento sobre serviços digitais. Estas iniciativas visam explicitamente melhorar a proteção dos consumidores na internet, promovendo o funcionamento dos mercados digitais também como meio de fomentar a inovação, o crescimento e a competitividade em todo o mercado interno, bem como as precauções para reduzir o poder de mercado das grandes plataformas on-line e evitar condutas abusivas no mercado (WOLFGANG, Hoffmann-Riem. Teoria Geral do Direito Digital, p. 126. Grupo GEN, 2021. 9786559642267. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559642267/. Acesso em: 01 jul. 2022.)
Contextualizando com o material já apresentado, indique qual entidade seria responsável por proteger os investimentos de João em Criptomoedas, elaborando formas de impedir que seus ativos sejam alvo do ataque de criminosos.
PASSO 02:
Para a realização de investimentos de forma consciente e embasada é primordial ter conhecimentos sobre dados econômicos, indicadores do mercado financeiro, balanços e resultados das empresas. Desse modo, antes de escolher o melhor investimento deve-se fazer uma análise fundamentalista. Conforme Kobori (2019), “a análise fundamentalista tem por princípio avaliar os fundamentos da empresa para tomar a decisão de investimento. Para avaliarmos uma empresa, é necessária uma análise profunda de suas demonstrações financeiras”.
João está iniciando no mundo dos investimentos, a sua missão é explicar para ele quais os principais indicadores financeiros. Em seu relatório deve conter, ao menos, cinco indicadores.
PASSO 03:
Protocolos e padrões para construção de Webservices
Os Web services permitem reutilizar sistemas já existentes numa organização e acrescentar-lhes novas funcionalidades sem que seja necessário criar um sistema a partir do zero. Assim, é possível melhorar os sistemas já existentes, integrando mais informação e novas funcionalidades de forma simples e rápida.
Dessa forma, realize uma pesquisa e explique como funciona o web service.
As criptomoedas têm atraído cada vez mais a atenção. Muitas pessoas que, até então, não tinham conhecimento sobre o mercado de investimentos passaram a se interessar pelas moedas digitais, em especial pela mais popular de todas, o Bitcoin. Um dos fortes motivos tem sido o seu desempenho. E sendo assim o Joao não poderia deixar de investir em criptomoedas.
o entanto, histórias de investidores que perderam seus Bitcoins ou que foram roubados, após invasões de hackers contribuem para aumentar o receio e a desconfiança na hora de considerar a compra da criptomoeda.
Dessa forma apresente e explique ao menos 3 pontos importantes que envolvem o sistema de segurança das moedas digitais.
PASSO 04:
João busca avaliar quais empresas para investir na bolsa de Valores, e para isso, busca analisar quais empresas apresentam os melhores projetos de investimentos e expansão para os próximos anos. Sabe-se que quanto mais uma empresa investe, maiores são as chances de aumentar sua rentabilidade, lucratividade e consequentemente valorizar os preços de suas ações.
Interessado em investir na empresa BETA METALÚRGICA (BETA3), João teve acesso a projeto de investimentos da companhia, que apresenta a seguinte projeção de fluxo de caixa para o período de 5 anos.
Tendo como base o montante a ser investido pela empresa de R$ 750.000,00, você deverá apontar a viabilidade econômico-financeira desse investimento para a empresa BETA3. Assim, considerando uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) de 10%, responda:
a) Qual o Valor Presente Líquido (VPL) do projeto de investimento?
b) Considerando os resultados do (VPL) o projeto deve ser aceito ou rejeitado pela empresa?
PASSO 05:
O modelo Capital Asset Pricing Model (CAPM) ou Modelo de Precificação de Ativos Financeiros, é um método que o mercado financeiro utiliza para determinar uma taxa de retorno apropriada de um determinado ativo em relação a um portfólio de investimentos perfeitamente diversificados. Desta maneira, o modelo CAPM tem por missão calcular a taxa de retorno esperado diante do risco não diversificável. O modelo CAPM permite verificar se os riscos não diminuídos com a diversificação de títulos de uma carteira serão remunerados de forma justa ao risco exposto.
Uma das alternativas de investimento consideradas por João, foi a possibilidade de aplicar o dinheiro em renda variável, de maneira mais específica, em ações da BETA METALÚRGICA (BETA3), que apresenta um beta de correlação de 2,5, ou seja, risco sistemático 150% acima do mercado, com taxa livre de risco de 7% e a expectativa de que a carteira de mercado atinja 15%. Para auxiliar João na escolha pela melhor alternativa de investimento, determine a taxa mínima exigida pelo investidor da ação da empresa BETA3, utilizando o modelo CAPM.
PASSO 06:
Uma das formas que João pode utilizar para avaliar o investimento em ações de uma empresa, é por meio da análise fundamentalista, no qual, poderá por meio de demonstrações financeira calcular indicadores que apresentam a saúde financeira da companhia. Logo, quanto melhores foram os indicadores financeiros, melhor a empresa pode performar ao longo dos anos e assim, valorizar suas ações. Nesse contexto, João teve acesso ao Balanço Patrimonial da companhia da BETA METALÚRGICA. (BETA3), do ano de 2021, apresentado a seguir:
Dados as informações financeiras levantadas você deverá ajudar João a elaborar os seguintes indicadores:
- Capital de Giro: Capital Circulante Líquido (CCL)
- Indicadores de Liquidez: Liquidez Corrente e Liquidez Seca
Avaliações
Não há avaliações ainda.