Portfólio Individual Projeto de Extensão I – Administração
CURSO: | |||||||||||||||||||||||||||||||
ADMINISTRAÇÃO – BACHARELADO | |||||||||||||||||||||||||||||||
COMPONENTE CURRICULAR: | |||||||||||||||||||||||||||||||
PROJETO DE EXTENSÃO I – ADMINISTRAÇÃO | |||||||||||||||||||||||||||||||
PROGRAMA DE EXTENSÃO: | |||||||||||||||||||||||||||||||
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE. | |||||||||||||||||||||||||||||||
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: | |||||||||||||||||||||||||||||||
A realização de atividades extensionistas no curso de Administração vinculadas ao Programa de Contexto à Comunidade tem o objetivo de estreitar o relacionamento do saber universitário com a comunidade, por meio das contribuições na resolução de problemas sociais presentes no contexto e, por outro lado, possibilitar o desenvolvimento de competências e soft skills específicas no corpo discente do curso. As ações poderão ser realizadas em diversos locais, dependendo do problema identificado, sendo algumas possibilidades: Associação de Bairro, Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena Empresa. | |||||||||||||||||||||||||||||||
COMPETÊNCIAS: | |||||||||||||||||||||||||||||||
I – Reconhecer e delimitar problemas e identificar oportunidades;
II – Promover a comunicação no ambiente organizacional interno e externo; III – Coordenar e integrar as diferentes áreas funcionais da organização. |
|||||||||||||||||||||||||||||||
PERFIL DE EGRESSO: | |||||||||||||||||||||||||||||||
O perfil do egresso idealizado pela IES para o curso de Administração possibilita a formação do Administrador generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, capaz de aplicar tecnologias inerentes à sua área de atuação, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida. | |||||||||||||||||||||||||||||||
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): | |||||||||||||||||||||||||||||||
Análise e resolução de problemas
Planejamento e organização |
|||||||||||||||||||||||||||||||
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: | |||||||||||||||||||||||||||||||
O principal objetivo da extensão universitária do curso de Administração por meio do Programa de Contexto à Comunidade é a geração do novo saber que ocorrerá devido à aplicação do conhecimento adquirido no curso durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas na sua aprendizagem multidisciplinar. | |||||||||||||||||||||||||||||||
CONTEÚDOS: | |||||||||||||||||||||||||||||||
I – Sociologia, ética e direitos humanos;
II – Teorias da administração; III – Comportamento organizacional. |
|||||||||||||||||||||||||||||||
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: | |||||||||||||||||||||||||||||||
CINTRA, Josiane. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. RODRIGUES, Edna de Almeida. Teorias da administração. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. Projeto de Extensão – Administração |
|||||||||||||||||||||||||||||||
TEMPLATE PDCA: | |||||||||||||||||||||||||||||||
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS. | |||||||||||||||||||||||||||||||
1. PLANEJAMENTO (PLAN) | |||||||||||||||||||||||||||||||
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf.
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de soluções de seu contexto! Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta. Portfólio Individual Projeto de Extensão – Administração Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu Relatório Final de Atividades Extensionistas.
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
|
Avaliações
Não há avaliações ainda.