PORTFÓLIO APLICATIVO (APP): “É DIA DE FEIRA!”
CURSO: MARKETING DIGITAL
SEMESTRE: 3º E 4º
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
O desperdício de alimentos é algo que vivenciamos em nosso cotidiano, quem nunca deixou um legume, verdura ou fruta esquecido na geladeira e este acabou estragando?
Segundo o site “Eco Response” o relatório “Índice de desperdício de alimentos” apontou que há um número alarmante de desperdício de alimentos nas residências, ou seja, dentro de nossas casas. O índice demonstra que 17% de toda a produção de alimentos foi para o lixo, cerca de 931 milhões de toneladas.
Mas, você pode se perguntar, quanto desta quantidade seria desperdiçada dentro de casa, no uso doméstico? E é aqui que o susto acontece, pois de acordo com o “Eco Response”, a ONU (Organização das Nações Unidas) afirma que 60% de todo o desperdício de alimentos no mundo é residencial.
O desperdício acontece não somente por aquelas frutas esquecidas ou verduras que foram deixadas na geladeira, mas também pelo fato das pessoas não reutilizarem (ou não saberem como reutilizar) sobras dos alimentos, como caules, ramos, cascas e até mesmo sementes (em alguns casos).
Neste sentido, nasce a ideia do seu aplicativo “É dia de feira”, o qual visa evitar o desperdício dos alimentos enviando lembretes para as pessoas de que o tomate que foi comprado há alguns dias ainda está na geladeira e precisa ser usado.
O aplicativo funciona por fotos, você tira foto do produto que comprou, por exemplo um cacho de bananas, e o aplicativo irá informar a você a melhor forma de armazenamento, em quantos dias você deve comê-las, algumas receitas com as frutas e a melhor forma de utilizar seus resíduos.
Com o passar dos dias o aplicativo enviará notificações aos usuários informando que a banana já está bem madura e quais as melhores formas de consumir, um exemplo seria a notificação “a banana já está bem madurinha, caso não coma, congele-as e faça um delicioso sorvete!” e junto o usuário teria a receita do sorvete para consultar. Ou, a notificação “você guardou as cascas das bananas? Que tal uma farofa com ‘carne de casca de banana’ para experimentar”? Acompanhando a receitinha para a pessoa poder executar e experimentar este prato.
Logo, o aplicativo visa eliminar desperdício, ajudar o usuário a se organizar em suas compras e oferecer ideias e novos formatos saudáveis de alimentação e reutilização dos alimentos, os quais anteriormente seriam descartados.
O aplicativo “É dia de feira” quer mudar o mundo começando de dentro da sua casa!
Agora, é com você!
Tarefas
O desafio é desenvolver as atividades propostas na SGA! E, agora que você já sabe desta missão, elabore um relatório de alinhamento das funções e posicionamento do aplicativo, no qual deverá ser apresentado obrigatoriamente os passos descritos a seguir.
Passo 1
É necessário aumentar a popularidade do aplicativo e, consequentemente, um maior
número de usuários engajados com a proposta do “É dia de feira”. Logo, é importante conhecer o público-alvo e suas formas de trafegar na internet.
Sabendo que o público-alvo é formado por pessoas de 25-45 anos, que são ativos digitalmente, possuem o hábito de ficarem conectados via celular e em média passam de 2 a 3 horas por dia conectados. Para tal, se mostra importante aumentar a divulgação e formas de impulsionamento do mesmo.
Neste contexto responda:
a) Em quais redes sociais você divulgaria o aplicativo e por quais motivos escolheria estas redes? Cite a rede social e detalhe o porquê.
b) Você utilizaria tráfego pago? Por quais motivos? Cite quais estratégias de tráfego pago adotaria e discorra em 3 linhas ao menos.
Passo 2
Para que o aplicativo se popularize será necessário a adoção de algumas ações que visem engajar os usuários do app e novos usuários a utilizar o “É dia de feira”. O engajamento é o que irá demonstrar a expectativa dos usuários em relação à sua experiência de uso do aplicativo, aplicado em seu dia a dia. Logo, responda:
a) Qual prática de engajamento você adotaria seja para prospectar novos usuários ou manter os que já utilizam o app? Escolha uma prática e descreva.
b) Monte uma postagem de engajamento (escolhida na resposta da letra A) no site Canva (gratuito), voltada para veiculação via Instagram e insira-a como imagem abaixo (o tamanho da imagem colada aqui deve ocupar menos de meia página). Acesso em <https://canva.com/>.
Passo 3
Na postagem voltada para o aumento do engajamento na rede social “Instagram” montada no “Passo 2” é necessário que exista uma legenda abaixo da imagem que será postada. Esta legenda deve chamar o usuário para a ação, logo a sua escrita deve ser condizente com o público-alvo e, ao mesmo tempo, engajadora, atrativa e que gera conexão.
Portanto, elabore uma legenda para a imagem de engajamento que será postada na rede social Instagram com a finalidade de engajar com o usuário do aplicativo através da escrita. Estimule a criatividade e redija a legenda em até 4 linhas. Ah, não esqueça das características deste público- alvo!
Passo 4
Para que o app “É dia de feira” possa ser melhorado constantemente é importante ter um bom canal de comunicação com o público-alvo, no qual seus consumidores possam interagir com a “marca” criada.
Como você criaria canais de interação com seus usuários, no qual eles poderiam estreitar laços com o app e, principalmente, sugerir melhorias na usabilidade do app? Descreva estes canais e como a comunicação aconteceria.
Passo 5
Quais melhorias você implementaria no aplicativo “É dia de feira” focando em impactos socioambientais? Cite duas possibilidades de inserção de melhorias dentro da própria plataforma do app que impulsionariam a ideologia criada e defendida pelo mesmo, a qual foca em: menos desperdício, maior aproveitamento dos alimentos, alimentação saudável e nutritiva e criação de consciência do impacto que nossos hábitos na sociedade e na natureza.
Boa atividade!
Avaliações
Não há avaliações ainda.