Projeto de extensão II – Inteligência de mercado e análise de dados | ||||
CURSO: | ||||
CST EM INTELIGÊNCIA DE MERCADO E ANÁLISE DE DADOS | ||||
COMPONENTE CURRICULAR: | ||||
PROJETO DE EXTENSÃO II – INTELIGÊNCIA DE MERCADO E ANÁLISE DE DADOS | ||||
PROGRAMA DE EXTENSÃO: | ||||
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE. | ||||
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: | ||||
No Curso Superior de Tecnologia em Inteligência de Mercado e Análise de Dados quanto as atividades de extensão quanto ao programa de contexto à comunidade, tem por finalidade proporcionar formas de auxilio da sociedade por meio da articulação dos conhecimentos técnicos da área. Dessa forma, as ações extensionistas dessa atividade visam auxiliar os consumidores na compra de produtos, quanto ao seu valor, frete, tempo de entrega, entre outros parâmetros que possam ajudar de alguma forma na tomada de decisão. As atividades poderão serem desenvolvidas em: empresas, comércio, cooperativas, associações comerciais, entre outros locais. | ||||
COMPETÊNCIAS: | ||||
I – Promover sólida formação técnica-científica para analisar, prospectar e garimpar elevadas quantidades de dados desestruturados para traçar estratégias e tomar decisões nas organizações;
II – Criar dashboards para monitoramento de indicadores-chaves e relatórios com dados relevantes para o processo de tomada de decisão; III – Gerenciar e coordenar projetos na área de inteligência de mercado e análise de dados de forma assertiva. |
||||
PERFIL DE EGRESSO: | ||||
O perfil do egresso do Curso Superior de Tecnologia em Inteligência de Mercado e Análise de Dados foi idealizado pela IEs a fim de formar um profissional atualizado, criativo e atento as novas tendências e tecnologias. A atuação na extensão acadêmica frente ao programa de contexto à comunidade, demonstra habilidades e competências em detrimento as necessidades da sociedade, atuando com resiliência e tolerância, inteligência emocional e na gestão do tempo. Além de proativo para busca na resolução de problemas encontrados em diversos contextos sociais, deve capacitado para o exercício de suas atribuições, provendo a transformação da sociedade, pautado nos princípios éticos e moral. | ||||
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): | ||||
Resiliência e Tolerância
Inteligência Emocional Gestão do Tempo |
||||
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: | ||||
O objetivo da extensão universitária do programa de atendimento à comunidade do Curso Superior de Tecnologia em Inteligência de Mercado e Análise de Dados é proporcionar a aplicação das técnicas, metodologias e ferramentas relacionadas a mineração e tratamento de dados para gerar informações úteis a comunidade. Com isso, as aplicações desenvolvidas devem auxiliar os consumidores, empresas e comércio para encontrar os melhores produtos, ofertas e oportunidades. | ||||
CONTEÚDOS: | ||||
I – Algoritmos e Estruturas de Dados;
II – Interação Homem-Computador; III – Lógica e Matemática Discreta; IV – Fundamentos e Técnicas de Programação; V – Paradigmas de Linguagens de Programação; VI – Inteligência Artificial; VII – Bancos de Dados; VIII – |
||||
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: | ||||
BARBOZA, Fabrício Felipe Moleto. Modelagem e desenvolvimento de banco de dados. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
PUGA, Sandra. Banco de dados: Implementação em SQL, PL/SQL e Oracle 11g. São Paulo: Pearson. 2013. BASSO, Douglas Eduardo. Big data. São Paulo: Conteus, 2020. |
||||
TEMPLATE PDCA: | ||||
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS. | ||||
1. PLANEJAMENTO (PLAN) | ||||
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf.Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta. Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu Relatório Final de Atividades Extensionistas.
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO |
||||
DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO: DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro. SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA 1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com maior frequência? 1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente curricular? Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1. 1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de extensão. Se não for possível deve voltar à pergunta 1. 1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade? Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1. 2. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas identificados? 3. Onde será realizada a ação? 4. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado? 5. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente? 6. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação? 7. Será necessário agendamento? 8. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação? |
||||
IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO. |
||||
PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO. |
||||
IDEIAS E ANOTAÇÕES: | ||||
2. REALIZAÇÃO (DO) | ||||
CRONOGRAMA: | ||||
ATIVIDADES | PER. 1 | PER. 2 | PER. 3 | PER.4 |
3. VERIFICAÇÃO (CHECK) | ||||
Planejamento: | ||||
Imersão realizada? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Ideação realizada? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Prototipação realizada? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Planejamento está ok? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Realização: | ||||
Cronograma realizado? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Cronograma atende a realização do projeto? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Verificação: | ||||
Cronograma atende a realização do projeto? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Projeto atende a proposta da instituição escolhida? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Houve necessidade de mudança de estratégia? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias? | ||||
4. AÇÃO (ACT) | ||||
AÇÃO PROPOSTA: | ||||
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual. |
||||
Projeto de extensão II – Inteligência de mercado e análise de dados |
Projeto de extensão II – Inteligência de mercado e análise de dados
Projeto de extensão II – Inteligência de mercado e análise de dados. Projetos de extensão personalizados para todos os cursos, garanta o seu conceito excelente!
Descrição
Avaliações (0)
Seja o primeiro a avaliar “Projeto de extensão II – Inteligência de mercado e análise de dados” Cancelar resposta
Shipping & Delivery
Produtos relacionados
Projeto de extensão I – Segurança da informação
Projeto de extensão II – Agronegócio
R$79,90
Projeto Integrado Inovação Marketing Digital – Otimização de um e-commerce com auxílio do Marketing Digital
Marketing Digital, Projeto Integrado Inovação Marketing Digital – Otimização de um e-commerce com auxílio do Marketing Digital
Projeto de extensão II – Odontologia
Projeto integrado Síntese – Cibersegurança
Projeto de extensão II – Segurança da informação
Projeto Integrado – Radiologia
R$79,90
Projeto Integrado Síntese – Gestão Pública
R$79,90
Avaliações
Não há avaliações ainda.