Projeto Integrado I – Gestão
SITUAÇÃO PROPOSTA
Estudo de Caso: “Inovação Social na Indústria Têxtil”
A Têxtil Verde, uma indústria de vestuário estabelecida em uma cidade de médio porte, enfrenta o desafio de reinventar sua abordagem empresarial para crescer em um mercado altamente competitivo. Ao realizar uma consultoria, verificou-se uma grande oportunidade em um nicho de mercado que busca produtos mais sustentáveis, impulsionada pelo aumento de consumidores cada vez mais conscientes e exigentes. Os diretores da empresa viram essa ideia muito oportuna e condizente com seus valores, uma vez que já haviam empreendido um projeto anterior focado em desenvolver uma cadeia de suprimentos ética e sustentável, reduzindo o impacto ambiental e promovendo condições de trabalho que gere respeito e satisfação no ambiente de trabalho.
O novo projeto envolve a criação de parcerias estratégicas com fazendas de algodão orgânico, a implementação de práticas de produção ecoeficientes e a capacitação de comunidades locais em regiões de produção. A gestão de projetos torna-se crucial para coordenar as diferentes fases, desde o design sustentável até a comercialização dos produtos. O empreendedorismo da Têxtil Verde é evidente na abordagem inovadora para conquistar mercados que valorizam a produção ética. Além disso, a empresa compromete-se com a transparência, educando os consumidores sobre a procedência sustentável de seus produtos. Em seu novo projeto, a Têxtil Verde não apenas busca transformar operacionalmente a empresa, mas também construir uma marca consciente que ressoe com as expectativas do consumidor moderno, reforçando os benefícios tangíveis das práticas empresariais socialmente responsáveis e sustentáveis.
ATIVIDADES
ATIVIDADE 1
Estudante, desenvolva um plano estratégico para a implementação bem-sucedida do novo projeto da Têxtil Verde, focado na criação de uma marca consciente e sustentável, seguindo os seguintes passos:
Passo 1: Análise de Oportunidades e Desafios
Realize uma análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) para identificar os elementos internos e externos que podem afetar o sucesso do projeto da Têxtil Verde (a SWOT pode ser realizada com o formato de quadrantes ou em texto corrido).
Passo 2: Desenvolvimento da Marca
Crie uma proposta de valor para a Têxtil Verde, destacando os principais elementos que diferenciarão a marca no mercado. Considere como a empresa pode comunicar de forma eficaz seus valores e práticas sustentáveis aos consumidores.
Passo 3: Estratégias de Marketing
Elabore estratégias de marketing para posicionar a Têxtil Verde como líder no segmento de moda sustentável. Inclua abordagens online e offline, considerando a conscientização do consumidor sobre a importância de escolhas éticas.
REFERÊNCIAS PARA ATIVIDADE:
KURATKO, Donald F. Empreendedorismo: processo, prática. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2018.
ATIVIDADE 2
A situação complexa pela qual a fábrica em questão está passando requer a elaboração de soluções efetivas no que tange às diferentes áreas da organização que serão impactadas em prol de tais mudanças.
Pensar e instrumentalizar soluções de problemas – que aqui, no caso, é uma oportunidade – não é tarefa fácil e envolve uma série de processos e práticas muito bem planejadas, visto que os recursos – financeiros e de tempo – para prover tais soluções são limitados!
Neste sentido, uma estratégia importante e bastante útil neste contexto, a fim de viabilizar a implementação de soluções diz respeito ao gerenciamento de um projeto!
Você, enquanto líder do projeto, tem como primeiro passo determinar um objetivo em específico e destrinchá-lo em objetivos menores – visto que a própria apresentação do contexto da empresa já nos deu vários insights sobre essa entrega macro, e essas possíveis tais sub entregas.
Tendo definido então um objetivo, sua missão nesta etapa consiste em:
a) Elaborar uma Estrutura Analítica do Projeto (EAP). Em outras palavras: através da EAP, você fará a espinha dorsal do seu projeto, pensando que tal ferramenta será utilizada para discutir com os gestores da empresa os possíveis encaminhamentos como, por exemplo, recursos disponíveis para operacionalização.
A EAP é a decomposição do trabalho necessário para a realização de um projeto em pacotes de trabalhos menores, organizados de cima para baixo, hierarquicamente, não necessariamente na ordem exata, mas na melhor possível.
Figura 1 – Exemplo da estrutura.
Fonte: Elaborado pelos autores.
Na figura, o primeiro nível diz respeito ao objetivo do projeto. O segundo nível diz respeito às atividades necessárias para alcançar o objetivo geral. O terceiro nível, diz respeito às atividades necessárias para alcançar o objetivo específico do nível anterior, e assim por diante.
Sua EAP deve conter pelo menos três níveis.
b) Tendo elaborado a EAP, dê continuidade a sua espinha dorsal, agora trazendo os fundamentos da administração: associando às funções Administrativas de Planejar; Organizar; Executar; e, Controlar. Vamos pensar que a EAP ilustrou os elementos pensados na fase de planejamento… Agora, sua missão consiste em mapear alguns dos principais recursos necessários a serem organizados para viabilizar a execução; um check list de tarefas a serem executadas associadas aos níveis da EAP, bem como possíveis indicadores de controle para garantir atendimento ao objetivo.
REFERÊNCIAS PARA ATIVIDADE:
CAMARGO, Marta. Gerenciamento de Projetos. São Paulo: Grupo GEN, 2018. (Minha Biblioteca).
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos Novos Tempos – Os Novos Horizontes em Administração. São Paulo: Grupo GEN, 2020.
WYSOCKI, Robert K.; MARQUES, Arlete S. Gestão eficaz de projetos (vol 2). São Paulo: Saraiva, 2020. (Minha Biblioteca).
Institute, Project M. Um guia de conhecimento em gerenciamento de projetos (guia PMBOK®). Disponível em: Minha Biblioteca, (5th edição). Editora Saraiva, 2014).
ATIVIDADE 3
Todo processo de mudança gera desafios, esse cenário é enfrentado atualmente por essa industrial têxtil. Pensando em facilitar esse processo é importante analisar os contextos no âmbito social, ambiental e até de governança. Diante disso, a implantação do ESG pode trazer diversos benefícios para empresa.
Agora, você deverá avançar na discussão dessa importante e atual temática, visando auxiliar, propor melhorias ou mitigar ações em empresa e corporações da área da saúde, unidades de saúde particulares e públicas, entre outros. E para isso análise e discorra sobre os tópicos abordados abaixo:
1. Defina o que é o ESG e sua importância para o segmento empresarial e de gestão da área da saúde?
2. Crie um plano de ação para cada pilar do ESG (governança, social e o ambiental) em algum seguimento da área da saúde (clínicas, hospital, entre outros):
3. Destaque quais as vantagens da implantação do ESG para empresas da área da saúde?
REFERÊNCIAS PARA ATIVIDADE
PEREIRA, Adriana C; DA SILVA, Gibson Z; EHRHARDT, Maria E. Sustentabilidade, responsabilidade social e meio ambiente. Editora Saraiva, São Paulo. 2011.
SOLER, Fabrício; PALERMO, Caroline. ESG (ambiental, social e governança): da teoria à prática. São Paulo: Expressa, 2023.
ATIVIDADE 4
Se, ao longo do processo de formação e desenvolvimento das sociedades, observamos a substituição gradual da atuação humana por máquinas, não seria exagerado afirmar que, atualmente, esse fenômeno está se acelerando e alcançando níveis anteriormente inimagináveis. Avanços significativos nas áreas de robótica, automação e conectividade, por exemplo, estão ampliando as oportunidades para a aplicação da tecnologia na execução de diversas tarefas exigidas nas sociedades modernas. Projeto Integrado I – Gestão
Ao mesmo tempo em que os avanços tecnológicos nos auxiliam a encontrar algumas respostas para problemas cotidianos que atingem a humanidade, formulando maiores certezas, com maior agilidade, em temas antes duvidosos, temos de reconhecer também que as potencialidades oferecidas pelo desenvolvimento científico contemporâneo abrem novos campos de discussão envolvendo a ética. Assim, a ampliação das atividades que conseguimos fazer eleva proporcionalmente os questionamentos sobre o que efetivamente devemos fazer.
Pensando no estudo de caso “Inovação Social na Indústria Têxtil”, considere que o novo projeto de transformação operacional da empresa, compatíveis com os desafios da sociedade competitiva moderna, tem a possibilidade de adquirir e implementar maquinários avançados e o desenvolvimento de novos equipamentos de inteligência artificial.
Diante disso, disserte a partir das seguintes perguntas:
• A performance elevada é critério suficiente para adotar a tecnologia para solucionar problemas de nossa realidade cotidiana?
• Existem outros princípios da ação humana que diferenciam nosso funcionamento da programação típica da tecnologia?
• De que modo as mudanças para a preservação ambiental se articulam com os princípios da
cidadania?
REFERÊNCIAS PARA ATIVIDADE:
CONTI, Hugo Martarello de. ALVES, Patrícia Villen Meirelles. Sociedade Brasileira e Cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2019. Projeto Integrado I – Gestão
CORREIA, Carol. “Por uma tecnologia ética: Inovação traz questionamentos e desafios que mostram a importância das Ciências Humanas na área”. In: Conexão UFRJ [online]. Publicado em 29 de abril de 2022. Disponível em: https://conexao.ufrj.br/2022/04/por-uma-tecnologia etica/ Acesso: 29 nov. 2023.
FREIRE, Emerson. BATISTA, Sueli Soares Batista. Sociedade e tecnologia na era digital. 1ª ed. São Paulo: Editora Érica, 2014. Projeto Integrado I – Gestão
SANTOS JUNIOR, Nei Jairo Fonseca dos. “Notas sobre ética na sociedade tecnológica”. In: RELACult, V. 05, ed. especial, abr., 2019, artigo nº 1195. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/download/1195/707/4798 Acesso: 29 novembro de 2023
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